sexta-feira, 29 de maio de 2009

São João de Caruaru


A tradicional festa de São João de Caruaru (PE) está operando uma verdadeira limpeza moral na sua agenda de shows. Na edição deste ano, foram excluídas todas as bandas consideradas apelativas, com músicas de conteúdo sexual e figurinos provocantes.
De 20 grupos que se apresentaram no ano passado na categoria “forró estilizado”, apenas quatro passaram pelo crivo da comissão organizadora de 2009. Mesmo assim, as bandas aceitas terão de fazer mudanças em seus repertórios para permanecerem na festa. “Se eles subirem ao palco com o mesmo trabalho de sempre, o show será cortado na hora”, avisa Herlon Cavalcanti, da Secretaria de Ações Sociais da Cidade.
Ele alerta que a organização será impiedosa e praticará uma “ditadura cultural” para impedir que as insinuações sexuais voltem à festa. Cenas como a de um cantor que ficou apenas de cueca em uma edição passada, descrita por Cavalcanti, não acontecerão mais, segundo ele.
Os grupos Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Magníficos e Limão com Mel devem ir a Caruaru sob condição de reverem seus shows. Nomes de compositores como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Ari Lobo estão sendo sugeridos aos artistas pelos responsáveis do São João. Além disso, as bandas devem repensar os figurinos e as danças a serem mostradas.
Apesar da polêmica, esses shows são uma parte pequena da festa, que neste ano tem um investimento milionário para homenagear o caruaruense mais famoso, o mestre Vitalino. Ao invés dos 30 dias habituais, o São João de 2009 começará em 30 de maio e terminará apenas em 10 de julho, data em que o famoso escultor completaria 100 anos.
Na próxima sexta-feira, a programação completa da festa deve ser divulgada.
Fonte: Blog do Robson Pires Link ao lado

Nenhum comentário: