terça-feira, 18 de agosto de 2009

Marinha Informa

Marinha atende Comunidades Indígenas do Alto Solimões

Durante a Comissão de Assistência Hospitalar às Populações Ribeirinhas (ASSHOP), realizada nos dias 22, 23 e 30 de julho no Pólo Solimões “B”, Içá e Javari, a Marinha do Brasil, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, prestou atendimento a 1.067 índios “Tikunas” das Comunidades do Alto Solimões, denominadas de Vendaval, Belém do Solimões e Santa Rita do Weil.
Nesses três dias, foram realizados 852 atendimentos médicos, 1.442 procedimentos odontológicos, 225 exames laboratoriais, 196 vacinações, 9 exames de ultrassonografia, 10 testes de malária, além de atendimentos pré-natais e palestras de higiene bucal.
O navio contou com militares destacados da Policlínica Naval de Manaus e do Batalhão de Operações Ribeirinhas que compuseram a equipe médica composta por 4 médicos, 4 dentistas, 1 Farmacêutico e 7 enfermeiros.
Além das três comunidades indígenas citadas, o navio atendeu a outras 27 comunidades ribeirinhas, inclusive no rio Javari, fronteira natural do Brasil com o Peru, perfazendo um total de 5.169 procedimentos de saúde, em 2.106 pessoas atendidas, durante todo o período da comissão, de 13 de julho a 7 de agosto de 2009.
Nesse período, também foi constatado que a situação dessa região foi agravada neste ano pela pior enchente já registrada, o que ocasionou, além do prejuízo material, um aumento das doenças provenientes da degradação das condições sanitárias, como as gastrointestinais, e das transmissíveis por insetos, como a malária.

Nenhum comentário: