quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dia do Idoso - (Sinopse)

Marinha Informa

Comando do 3º Distrito Naval Comemora o Dia do Idoso

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3°DN) comemorou, na última terça-feira (05), o Dia do Idoso. O evento foi realizado em Natal, na praia de Ponta Negra. Participaram da confraternização militares, pensionistas e dependentes com idade superior a 60 anos. Cerca de 50 integrantes do Projeto “Vivência da Melhor Idade” desenvolveram uma série de atividades para animar a festa. O Projeto atua com o propósito de esclarecer o papel e a inserção do idoso na sociedade. É desenvolvido pelo Núcleo de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha (N-SAIPM).

O evento teve início com um café da manhã, seguido de uma programação recreativa e cultural, que contou com uma apresentação teatral abordando o tema “A Saúde do Idoso”, encenado pelo grupo “Saúde Popular”, da Secretaria Municipal de Saúde de Nísia Floresta/RN. O espetáculo enfatizou o aspecto preventivo das doenças comuns na terceira idade e palestras como “A família e os laços inter geracionais”, proferida pela Psicóloga Fabiana Lima Silva, da Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba/RN; e “Direitos e garantias da pessoa Idosa”, proferida pela 2ºTen (RM2-T) Bruna, Bacharel em Direito, da Base Naval de Natal (BNN).

O evento foi uma forma de lembrar da Família Naval. É o que conta o Suboficial Reformado Jaime Fonseca, que serviu à Marinha por 32 anos e que atualmente tem 75 anos. “O evento está sendo bastante proveitoso para nós da terceira idade. É um momento de muita alegria e descontração e muito interessante, por conta das informações que nos são trazidas”, afirmou.

A programação teve continuidade com uma recreação de caráter educativo conduzida pelas alunas do curso Lazer e Qualidade de Vida, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que elevou a auto estima do pessoal e manteve a interação entre os idosos; e com a palestra “Reabilitação Cognitiva”, proferida pelo Psicólogo João Carlos Alchieri, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Tendo como pano de fundo a belíssima paisagem de um dos cartões postais de Natal - o Morro do Careca, o encerramento ocorreu com muita música e dança, proporcionada pelo Conjunto “FUZINAT”, composto por militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, que contagiou os participantes e contribuiu para a descontração de todos.

Participantes assistindo à apresentação teatral

Nenhum comentário: