segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Maconha? Diga NÃO.....

Holanda distribui cartões com
perfume de maconha

como parte de campanha
Trinta mil cartões perfumados com maconha estão sendo distribuídos a partir desta segunda-feira a moradores de Haia e Roterdã para divulgar a luta contra as plantações ilegais da erva, anunciaram as autoridades holandesas.
"Os habitantes devem saber do perigo que correm por causa dessas plantações e, caso se deparem com situação suspeita, devem denunciar", declarou Arnie Loos, um porta-voz do Grupo de Trabalho sobre a Cultura Organizada da Cannabis, implementada pelo governo holandês, ao longo de uma coletiva de imprensa em Roterdã.
"Ajude a lutar contra as plantações de maconha" era a mensagem escrita no cartão verde, com cerca de 20 cm X 10 cm, que fornecia também o número da polícia.
Esta é a primeira operação do tipo na Holanda, segundo seus organizadores.
A Holanda, onde é tolerado o cultivo de cinco plantas no máximo, conta, segundo uma estimativa, com cerca de 40 mil plantações ilegais, adaptadas em sótãos, apartamentos ou hangares. De 5.000 a 6.000 são descobertas anualmente, segundo as autoridades holandesas.
Fonte: Folha.com 

......................................................................................
O QUE É A MACONHA?
São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.

POR QUE É USADA?
Os efeitos variam se a droga é fumada ou tomada, e dependem da quantidade usada. Com doses baixas há euforia (sensação de bem-estar) e risos, quando em grupo, ou há relaxamento e sonolência, se está sozinho. A memória fica prejudicada e a pessoa não consegue executar tarefas múltiplas. Há aceleração do tempo subjetivo, fazendo minutos parecerem horas, e confusão entre passado, presente e futuro. Os sentidos ficam aguçados, mas o indivíduo tem menor equilíbrio e força muscular. Os olhos ficam vermelhos (congestão da conjuntiva), a boca seca, e aumenta a vontade de comer doces. O pulso fica acelerado, e a pressão pode diminuir quando a pessoa fica em pé, causando tontura. Com doses mais altas iniciam os delírios (desorientação, confusão, raciocínio incoerente, medo, ilusões), alucinações (perceber algo quando não há estímulo) e despersonalização (sente que não é mais ele mesmo), que podem atingir um nível de psicose tóxica. Nestes estágios de intoxicação a pessoa pode sentir-se muito mal, mostrar-se agitada e confusa, caracterizando a má viagem.

QUE MAL FAZ PARA A SAÚDE?
Sem referir os problemas de comportamento já citados, é conhecido que: fumar maconha traz os mesmos problemas que fumar cigarro de tabaco: bronquite, asma, faringite, enfisema e câncer; há maior risco de sofrer acidentes de trânsito; diminui a imunidade, aumentando a chance de ocorrerem infecções; se for usada durante a gravidez, existe a possibilidade de prejudicar o feto.

Portanto amigo, DIGA NÃÃÃO!!!

Nenhum comentário: