quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SARGENTO CALHAU MARCH - CISNE BRANCO

História da Canção Cisne Branco.
Fato muito interessante! Eu particularmente não conhecia.


Você sabia?
Antonino Manoel do Espírito Santo (ou Antônio) foi Sargento Músico do 50º Batalhão de Caçadores em Salvador e, nas décadas de. 1920 a 1930, já falecido, foi considerado um dos maiores compositores de. Dobrados do Nordeste. Entre suas obras mais conhecidas e executadas estão: "Avante Camaradas" e O Bombardeio da Bahia. Foi ao som desta primeira que os nossos Pracinhas desfilaram no Rio de Janeiro antes de embarcar para a Itália em 1942. Certa feita, Antonino Manoel do Espírito Santo compôs um dobrado em homenagem a um amigo, também Sargento Músico do Exército, cujo sobrenome, CALHAU, batizou o Dobrado. É muito comum que os Mestres de Banda e os próprios músicos façam intercâmbio de seus repertórios. Foi em uma viagem de regresso da 2ª Companhia Regional de Fuzileiros Navais de Salvador, que os músicos do Corpo de Fuzileiros Navais de lá trouxeram o Dobrado "Sargento Calhau", àquela época, bastante tocado pelas Bandas de Música do Exército Brasileiro. Então, as Bandas de Marinha começaram a executá-lo. Em suas paradas e retretas, tornando-o conhecido entre Marinheiros e Fuzileiros.
Em 1926 achava-se embarcado no Navio-Escola Benjamim Constant, o Sargento cearense Benedito Xavier de Macedo, que fizera um poema, intitulado. CISNE BRANCO, em homenagem ao Navio, um veleiro, Classificado "GALERA". Benedito Xavier de Macedo não encontrou dificuldades para fazer uma associação entre o seu poema, com a Melodia daquele dobrado que passou a ter o título de "SARGENTO CALHAU - CISNE BRANCO. Mas os copistas, por omissão, ou mesmo por simplificação passaram a chamá-lo, apenas de CISNE. BRANCO. Na década de 50, passou a ser muito cantado nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros, agora com o novo título de CISNE BRANCO - CANÇÃO DO. MARINHEIRO, omitindo assim o nome verdadeiro, "Sargento Calhau. A tradição acabou por fazer desaparecer, definitivamente, o nome original. Em princípio, o Cisne Branco era cantado apenas uma vez, assobiando-se as duas partes seguintes da Canção. O Trio parte mais vibrante da peça, composta em tom maior, não tinha letra até que, em 1978, realizou-se por ocasião da Semana da Pátria, um grande concerto no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro. O programa previa a execução de CANÇÖES patrióticas na primeira parte do Concerto, o que levou o Maestro Osvaldo Passos. Cabral a introduzir, na segunda parte do Trio as frases de exaltação VIVA, VIVA, VIVA A MARINHA e VIVA A MARINHA DO BRASIL, repetidas várias vezes. O "CISNE BRANCO" é atualmente uma canção militar conhecidíssima no BRASIL, estando associada pelo povo à sua Marinha. A letra desta canção também é reinvindicada pelo oficial Francisco Dias Ribeiro, de acordo com o que se segue: Em 1977, por meio de intensa pesquisa levada a cabo pelo Vice-Almirante (IM-RRm) Estanislau Façanha Sobrinho, ficou constatado que o Tenente Dias Ribeiro poderia ser o autor desta letra. Em 1916, o então 1º Tenente Francisco Dias Ribeiro, que servia no Quartel de Marinheiros, à época localizado na Ilha de Villegagnon, escreveu uma poesia inspirada no veleiro Benjamim Constant, o navio-escola, chamado de Cisne Branco, e a adaptou ao Dobrado Sargento Calhau, dando origem à conhecida canção que se tornou o hino oficial da Marinha do Brasil.

Sebastião da Cruz (Suboficial Fuzileiro Naval Músico da Reserva da Marinha e Presidente da Academia Santoamarense de Letras).

Nenhum comentário: