segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Caminhada e seus Benefícios

Caminhada ajuda o coração e o bem-estar mental, diz cardiologista

Exercício deve ser feito em locais tranqüilos e com orientação médica.
Proteção ao sol também deve ser observada para preservar a pele.

Do G1 MG
Caminhar faz bem para a saúde
Caminhar faz bem para a saúde
(Foto: Reprodução TV Globo)
“A caminhada é um exercício físico que auxilia no bem-estar do corpo e da mente”. A afirmativa é da vice-presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, Marildes Luiza de Castro. De acordo com ela, a atividade é completa porque beneficia os dois lados, essenciais para o equilíbrio humano. “Caminhar ao ar livre e, preferencialmente em um local tranquilo, traz benefícios para o cérebro e para o sistema cardiovascular”, disse.
A cardiologista explicou que, durante a caminhada, há a vasodilatação (aumento no tamanho dos vasos sanguíneos), a melhora da circulação e o fortalecimento do coração. Mas a especialista adverte: “È preciso que a adaptação ao esforço físico seja gradativa e com orientação médica. Não se deve caminhar três quilômetros se, antes, não era feita nenhuma atividade”, exemplificou.
Marildes falou que os homens a partir dos 40 anos e as mulheres depois dos 50, período mais comum da menopausa, precisam ter orientação médica para andar. Ela ressaltou a importância de usar roupas leves e tênis com amortecedores para evitar impactos nas articulações.
Para ela, o sol deve ser observado. Segundo a cardiologista, as caminhadas precisam ser feitas pela manhã até as 10h, ou à tarde, depois das 16h, usando bloqueador solar. Bonés e óculos escuros também ajudam na proteção contra os raios solares.
Nos dias mais quentes, a hidratação deve ser redobrada e os caminhantes nunca devem se exercitar em jejum. Mas a alimentação deve ser leve, segundo a especialista.
A médica contou que, além de melhorar a circulação e fortalecer o coração, a caminhada auxilia no equilíbrio da pressão arterial e no condicionamento e tonificação musculares.
Marildes disse que os pulmões também são beneficiados porque, durante a atividade, há uma ajuda na ventilação dos órgãos. “Quem caminha tem menos chances de ter câncer”.

Um comentário:

valdir sarmento disse...

Meu testemunho.
Faço, diáriamente, uma caminhada pela manhã. Acordo ás 05.00hs, tomo um suco de laranjas com uma colher de "ração humana",e parto para estrada, aonde caminho por uma hora.
Como resultado, aos 72 anos, tenho uma ótima saúde, pressão e colesterol controlados. O intestino
funciona normalmente, muita disposição e alegria para viver. Estou sempre alegre e feliz. E mais, quando caminho só, vou entoando a canção da Infantaria, ou Na Vanguarda. O espírito continua Fuzileiro Naval. AD SUMUS!