quarta-feira, 16 de março de 2011

Homenagem ao Tenente Maximiano

Marinha celebra o aniversário natalício do

Tenente Maximiano

Platão Capurro dos Santos, filho do Tenente Maximiano, participa de aposição floral junto à fotografia do pai

 Emoção. Esse foi o sentimento que marcou a Cerimônia do 118° Aniversário Natalício do Tenente Maximiano José dos Santos, considerado um ícone da Marinha do Brasil na região pantaneira em razão dos bons serviços prestados à Força. O evento aconteceu no Comando do 6° Distrito Naval e foi presidido pelo Contra-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira.

O heroi pantaneiro, que faleceu em 25 de abril de 2006, aos 113 anos, foi lembrado com orgulho e gratidão pelos familiares e autoridades civis e militares da região. Para comemorar a data, houve cerimônia religiosa; aposição floral junto à fotografia do Tenente Maximiano com a participação do seu filho, o Sr. Platão Capurro dos Santos, de 80 anos; e leitura da sua história e feitos, citando sua participação na 1ª Guerra Mundial a bordo do Encouraçado “São Paulo”; e na 2ª Guerra Mundial, no Monitor “Parnaíba”.

Finalizando a cerimônia, o Sr. Platão, emocionado, agradeceu a homenagem: “Meu pai teve uma carreira militar brilhante, um nordestino que chegou aqui e se empolgou com o Pantanal. Eu tenho um pai heroi”, enfatizou. O Contra-Almirante Savio lembrou que um dos reconhecimentos da Marinha do Brasil a esse heroi foi batizar o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) "Tenente Maximiano" com o seu nome. Após a solenidade, familiares do Oficial homenageado visitaram o navio.


Familiares do Tenente Maximiano a bordo do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”


“Tudo que sei e tudo que sou, devo à Marinha. A Marinha de Guerra do Brasil foi minha segunda mãe. Deixei-a, olhando para trás. E se ainda hoje a Marinha me chamasse, voltaria com muito orgulho e recomeçaria tudo outra vez”
(Tenente Maximiano).

BRAVO ZULU

3 comentários:

Manoel Resende disse...

Tive o prazer de conhecer este grande militar da Marinha quando servir em Ladário na década de 80, bem como fui colega do seu filho, o Suboficial Platão, nas lides da praticagem militar no Rio Paraguai.

Bravo Zulu ao Tenente Maximiliano e sua linda história de vida.

Alexsandro (SERGIPANO) disse...

Sou de Sergipe e tive o prazer de conviver com o Sr.Max por quase um ano, e poder ouvir suas histórias e até aprender com ele sobre a vida.
Um abraço a todos os familiares e amigos do Sr. Max.

Diogo kosme disse...

Sou neto do irmão de maximiano, Manoel jose dos Santos, conheci ele em 1998 um grande homem, que sempre estará presente....