sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto no Japão - Magnitude 8,9

Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami


Abalo teve magnitude 8,9 e foi seguido de muitos tremores secundários.
Ao menos 32 morreram no país, e costa do Pacífico teme ondas gigantes.

Do G1, com agências internacionais
Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 32 pessoas e gerando um tsunami que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.
O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana,

Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) , que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.
Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.
A agência de gerenciamento de desastres do Japão afirmou que pelo menos 32 pessoas morreram no país. Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país.
As vítimas incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital.
A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km.
Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário: