quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Memórias de um Fuzileiro Naval


Uma vez Fuzileiro, sempre Fuzileiro
Veterano Maffra e CT AFN Manente

Veterano Maffra e Aymone, atual Presidente da
AVCFN/SR/Porto Alegre
As duas fotos acima foram tiradas no lançamento do livro 'Memórias de um Fuzileiro Naval' em homenagem aos 200 anos do CFN, escrito pelo Veterano Maffra em 2008 em Porto Alegre.
ADSUMUS
Este é o lema do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Júlio Maffra narra, neste livro, o período em que viveu o sonho de ser soldado, revelando o conteúdo humanístico deste “aprendizado de vida”, e de como o lema ADSUMUS energizou suas disciplinas pessoais. O texto é uma vigorosa mensagem de confiança e auto-estima.
Encontra-se a venda na sede da AVCFN RJ. 
Essa foto histórica acima é de um Pelotão de Recrutas e Instrutores, tirada em Santa Maria - RS, no CISM (Centro de Instrução de Santa Maria, do Exército)... o Sargento (na época) Dalcanal é o 5º da esquerda para a direita (em pé, bem atrás), e eu Maffra sou o 9º (na mesma fileira)... esta foto é interessante pois o SG Dalcanal tinha uma máquina fotográfica, e ele ajustou-a para tirar esta foto automaticamente, e correu para aparecer na foto... hehehehehhe... ele está com cara de quem correu mesmo, né??? Veja bem, isso foi lá por 1987 (24 anos atrás)...
 Sabe Lucena, estive lendo o depoimento do Soldado Eliezer, e me identifico por demais com ele... e pior, tenho certeza que muitos Soldados que pediram baixa, assim como ele e como eu, poderiam estar contribuindo para um CFN e uma Marinha ainda melhor... tenho muitos campanhas da minha turma que pediram baixa (gente de alto gabarito)... e, é claro, tenho muitos campanhas que ainda estão na ativa (o Manente foi meu campanha de Turma e de morarmos juntos)... enfim, é uma pena a Marinha não ter dado uma atenção especial aos Praças que pediam baixa... existem muitas pessoas como eu e o Eliezer que têm o maior orgulho em dizer
“EU FUI FUZILEIRO NAVAL”,
e quem foi FN sempre será.
Grande abraço a você.
ADSUMUS.
Maffra

Um comentário:

Eliezer disse...

Que bom Maffra, saber que temos esse detalhe de nossas vidas em comum. É gratificante saber que esse sentimento é compartilhado com mais alguém. É interessante como durante todo esse tempo me sinto ainda como um FN. Faço minhas as palavras do Sgt Lucena, quando diz: "parece que fica impregnada em nosso sangue toda aquela garra de guerreiro que nos passam nos cursos de formação, lá nos Centros de Instrução". Um Bravo Zulu para você guerreiro Maffra. Seja bem sucedido nas Letras.
AD SUMUS.