sexta-feira, 1 de julho de 2011

Militar: carreira exige disciplina

O Dia

Estabilidade e bons salários são uma realidade para quem presta concurso e tem muita determinação


29/6/2011

Outra opção profissional para o jovem é a carreira militar. Mas quem pensa que basta ingressar nas Forças Armadas para ter garantia de estabilidade e bons salários o resto da vida, engana-se:

- Para ter ambos é preciso fazer concurso público e ter muita disciplina e determinação – avisa o Almirante Saboya, há 48 anos na vida militar e hoje no Ministério da Defesa. Saboya acrescenta que as oportunidades para ingressar na vida militar são inúmeras e constantes, mas antes de tomar a decisão é preciso ter claro que algumas qualidades são essenciais para, de fato, se fazer carreira: disciplina, condicionamento físico e uma enorme dedicação.

- É uma carreira de sacrifícios e ninguém fica rico. Na minha turma da Escola Naval, por exemplo, éramos 180 no começo. Se formaram 127 e só dois chegaram ao mais alto posto - conta.

Todo ano são abertas vagas temporárias (por no máximo oito anos) e efetivas (através de concurso), para homens e mulheres, nas três forças: Exército,Marinha e Aeronáutica. As possibilidades de ingresso são a partir dos 15 anos e atendem tanto aos que desejam fazer o ensino médio quanto aos já graduados, além do alistamento militar obrigatório quando se atinge 18 anos. Atualmente as carreiras
militares oferecem variadas formações acadêmicas, como engenharia, aviação, administração e formação de profissionais especializados em ciências náuticas e militares. Para quem está de olho em concurso saiba que vão até o dia 3 de julho as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), no Pará. São 386 vagas no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. O candidato deve ter entre 17 e 23 anos completados até o dia 30 de janeiro de 2012, ter concluído o ensino médio ou equivalente até o ato da pré matrícula, ser solteiro e não ter filhos. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e deve ser feita no sitewww.ciaga.mar.mil.br

E quem quer fazer o vestibular 2012 para o ITA, as inscrições já têm data: 01/08/2011 a 15/09/2011

Nenhum comentário: