sábado, 3 de setembro de 2011

AVCFN/SR/Brasília está no Correio Brasiliense

 Fuzileiros navais fazem ação social
Thalita Lins

Veteranos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília usam boa parte de seu tempo para ajudar o próximo. O grupo de 140 homens e mulheres que serviram o Brasil ou simpatizam com as atividades e o lema da associação participou de uma ação social que vai beneficiar pelo menos 10 organizações não governamentais instaladas em Taguatinga e Ceilândia. Eles deram a largada para o início de uma mobilização que levará alimentos não perecíveis, agasalhos, fraldas descartáveis, brinquedos para crianças, jovens e idosos que são atendidos pelas entidades contempladas. O objetivo da campanha é combater a fome. “Toda doação será bem-vinda para nós”, destacou o presidente da Associação de veteranos dos Fuzileiros Navais, Fernando Silveira.

Moradores de todas as cidades do Distrito Federal poderão participar dessa mobilização. Uma sala da sede do órgão será disponibilizada para o armazenamento dos donativos. A ideia é que a mobilização seja levada diante. Não há uma data para encerrá-la. “Estamos dando continuidade ao que a nossa associação tem feito para o Brasil, quando pelo menos 80 veteranos foram ajudar aos desabrigados das chuvas que destruíram a região serrana do Rio de Janeiro no ano passado”, lembrou Silveira.

Periodicamente, os próprios veteranos se unirão para levar às ONGs os itens doados. “Aquelas pessoas ou empresários que pretendem doar grandes quantidades podem nos ligar. Vamos até o local para recolher os materiais doados. Atingindo a meta, vamos até as associações para entregar os donativos”, adiantou o diretor de Ação Social da associação, Joubert Almada, que serviu à Marinha Mercante durante 14 anos.

De acordo com Almada, a princípio, a expectativa é que sejam doadas pelo menos duas toneladas de alimentos não perecíveis para cada meta. O diretor esclarece que as pessoas não precisam ficar receosas em relação às entidades que serão beneficiadas com a ação. “Eu conheço todas e afirmo que elas têm CNPJ e não têm fins lucrativos”, assegurou. Qualquer ONG pode ser contemplada pela campanha. “Aquelas que se interessarem podem nos mandar a documentação detalhada das entidades”, explicou o associado.

Operação Alvorada
Criado em 2 de setembro de 1961, o grupamento surgiu após uma marcha a pé entre o Rio de Janeiro e Brasília, conhecida como Operação Alvorada. O evento foi comandado pelo capitão de corveta Clinton de Queirós Barros, que portava uma carta do então ministro da Marinha para ser entregue ao presidente Juscelino Kubitschek por ocasião da fundação de Brasília.

Como ajudar
As doações podem ser feitas na sede do Grupamento dos Fuzileiros Navais, que fica na Via L4, Trecho 2, Lote 1 do Setor de Clubes Esportivos Norte.
Telefone: 3306-3498.
Fonte: Correio Brasiliense

Nenhum comentário: