quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Formatura de Oficias da Escola Naval

Gabriel de Paula Prates e Família
Convida para sua formatura
Oficial da Marinha

Local: Escola Naval - Av. Alte. Sylvio de Noronha, s/n – Castelo
Data: Oito de Dezembro de 2012
Hora: 9:30
 
O Prates, Pai do Gabriel, orgulhosamente (e com motivos de sobra) solicitou que fosse postada uma nota no nosso Blog, para que a família 'Saco e Maca', assim como os demais Veteranos e amigos tomem conhecimento, e compareça a tão importante Cerimônia.
Nossos cumprimentos antecipados ao formando e aos  Pais do Gabriel.
Desejamos muitos mares de Almirante pela frente e que Deus ilumine sua nova rota na Gloriosa.
ADSUMUS!
Lucio Lucena em nome da Família ‘Saco e Maca’ (O nosso popular “Saco Mucho”).
Treze de Dezembro
O dia 13 de dezembro é o Dia do Marinheiro, dia em que nasceu o nosso patrono, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Próximo a esta data, é realizada a Cerimônia de entrega das espadas aos novos Guardas-Marinha. Nessa cerimônia, os formandos da turma do 4o ano, pela última vez como Aspirantes, cruzam o portão de acesso à Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Villegagnon portando, ainda, o espadim, que será devolvido junto à seção do mastro principal da Fragata Amazonas, capitânia do Almirante Barroso, na Batalha Naval do Riachuelo.
A seguir, esses formandos são declarados Guardas-Marinha, recebendo as respectivas platinas de suas madrinhas e a espada (símbolo do Oficial) das mãos do Almirante paraninfo.
Este ano a formatura será no dia oito de Dezembro de 2012 às 9:30 hs
Escola Naval - Ilha de Villegagnon

A Escola Naval é a mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil. Foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, por Carta Régia da Rainha D. Maria I sob a denominação de Academia Real de Guardas-Marinha. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808, trazida a bordo da nau "Conde D. Henrique". Instalada primeiramente no Mosteiro de São Bento, lá permaneceu até 1832, e a partir daí sofreu inúmeras mudanças de instalações, tendo funcionado inclusive a bordo de navios. Finalmente, em 1938, a ESCOLA NAVAL veio fixar-se nesta Ilha de Villegagnon.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Gabriel e Famlía por mais uma batalha vencida com méritos!!!
Meu nome é Cláudia, sou mãe de Aspirante do 2ºano e que passou 'direto' para o 3º com muita garra e estará presente na cerimônia do dia 8, em 2013 estarei comemorando também.
Só quem passou por todo processo de Colégio e Escola Naval sabe muito bem o que significa esta data tão importante na vida de vocês. O choro agora é de felicidade e missão cumprida!!!
Que os bons ventos lhe tragam muitas Felicidades !!!!