quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comandante NÃO recomenda, DETERMINA.

Recebi por e-mail, muito gratificante!
Mensagem exemplar!

Cel PM ERALDO Almeida Rodrigues \
Exemplo a ser seguido por todas as Instituições Militares Estaduais
Assunto: Comandante NÃO recomenda, DETERMINA (Msg do Cmt Ex) - repassando

Distribuição: Lista F (Todas as OM) - SUGESTÃO
Determino aos comandantes, chefes e diretores de Organizações Militares, em todos os escalões, a implantação, em trinta dias, da seguinte rotina no tratamento de militares da reserva remunerada/reformados:
1. Ao ingressar em uma OM o militar da reserva remunerada/reformado deverá ser identificado e receber um indicativo onde constem claramente posto/graduação e nome;
2. A partir desta identificação o militar da reserva remunerada/reformado deve ser chamado pelo indicativo do posto/graduação que precede seu nome e o tratamento e sinais de respeito que lhe são devidos e previstos no Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito.
Distribuição: Lista F (Todas as OM)
Difusão: a critério dos destinatários
Demonstrações de apreço aos companheiros da Reserva
Anualmente, um número significativo de militares solicita sua transferência para a reserva remunerada ou é reformado, após vários anos de dedicação integral ao serviço e ao País
(ao Estado, a Sociedade). O tempo de convivência com os companheiros da caserna, os valores assimilados e os transmitidos, bem como a satisfação pessoal pelo trabalho desenvolvido durante o serviço ficam arraigados de maneira permanente em cada militar.
Assim sendo, enfatizo o cuidado e a atenção que todos devemos dispensar àqueles que, merecidamente, ingressam na nova etapa de suas vidas ao deixarem o serviço ativo. Para tal, o militar da reserva remunerada/reformado deverá receber os sinais de respeito que lhe são devidos e previstos no Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito, assim que se identifique após o que deve ser chamado pelo indicativo do posto/graduação que precede seu nome.
O tratamento respeitoso e cordial aos companheiros da reserva remunerada/reformados
deve expressar o justo reconhecimento àqueles que nos antecederam e continuam sendo legítimos integrantes da Instituição.
Portanto, recomendo aos comandantes, chefes e diretores de Organizações Militares, em todos os escalões, que seja compromisso do Exército Brasileiro “servir bem aos que já serviram”.
Brasília-DF, 18 de janeiro de 2012.

General de Exército Enzo Martins Peri
Comandante do Exército

Um comentário:

Anônimo disse...

(COMANDANTE NÃO RECOMENDA DETERMINA). É por estas e outras que o militar está em decadência. O ser humano deve ser tratado como ser humano em igualdade, e não pelo que representou / representa, mas infelizmente isso não acontece principalmente no meio militar. A hierarquia tem que existir, mas não podemos esquecer do respeito (respeito mutuo) pois é mais importante do que a própria hierarquia. Logicamente qualquer pessoa visitando uma instituição seja ela militar ou civil deve ser devidamente identificada.
2ºSG FN-IF PAULO