segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Proximidade de navio preocupa banhistas no Rio

Capitania dos Portos garante que embarcação manteve distância segura em relação à praia

5/02/12 - 19h18



RIO - O trauma causado pelo naufrágio do Costa Concordia na Itália fez banhistas se alarmarem com a chegada de um gigante dos mares à orla carioca neste domingo. De Ipanema e do Leme, leitores registraram a passagem do Costa Pacífica, também da companhia Costa Cruzeiros, e se mostraram preocupados com a proximidade com que o navio navegava em relação à faixa de areia. Afinal, o acidente do dia 13 de janeiro foi causado justamente pelo choque com uma rocha, devido à pouca distância com a ilha de Giglio.

"O acidente na Itália parece não ter modificado os hábitos da empresa. Flagrei um transatlântico passando muito próximo à Pedra do Arpoador em sua chegada ao Rio. Será que o Comandante estava almoçando na cabine com uma convidada especial?", escreveu a leitora Raquel Martins, fazendo referência ao jantar do comandante do Concordia, Francesco Schettino, com uma mulher momentos antes do acidente, o que poderia ter roubado a atenção do capitão.

Moradora da Avenida Vieira Souto, em Ipanema, Raquel diz que já observou a passagem de vários navios de sua janela, mas nenhum chegou tão perto como esse. Da Praia do Leme, o internauta Daniel Lacerda viu a embarcação, e estima que o navio estava a cerca de 400 metros da areia:

"Por volta do meio-dia, o transatlântico passou bem devagar na praia, atraindo olhares. Por causa da proximidade, e considerando os recentes acontecimentos, o navio causou mais susto do que admiração".

O percurso, no entanto, foi dentro da normalidade, afirma o Comandante Alexsandro Santana Azevedo, da Capitania dos Portos do Rio. De acordo com as normas de navegação da Autoridade Marítima na orla do Rio, embarcações a remo ou vela devem se manter a uma distância de 100 metros da linha base, que é a linha de arrebentação das ondas. Já quando a embarcação é motorizada, a distância aumenta para 200 metros. No caso de Copacabana, a arrebentação fica a aproximadamente 30 metros da areia, o que significa que uma navegação segura se daria a cerca de 230 metros de onde estão os banhistas.

Um navio do porte do Costa Pacífica, cujo calado é de 8,3 metros, pode navegar a cerca de 500 metros mar adentro sem riscos de encalhe, estima Azevedo. Uma ferramenta on-line que monitora o tráfego de navios e recebe informações em tempo real do percurso indica que o transatlântico estava a 600 metros da Pedra do Arpoador, e, ao adentrar a Praia de Copacabana, alinhou-se ao Canal de Cotunduba, uma área delimitada para navegação segura de embarcações de maior profundidade, a 1,3 km da areia de Copacabana.

- Acredito que o espanto tenha sido causado por ser incomum ver um navio daquele porte, mas o comandante do navio vai sempre procurar uma distância segura. Há equipamentos no navio que permitem avaliar se houve imprudência, o que não foi o caso - explicou Azevedo.

O Costa Pacífica tem 290 metros de comprimento, assim como o Costa Concordia, e 35,5 metros de largura, com capacidade para 3.792 passageiros, segundo informações no site da empresa Costa Cruzeiros. O transatlântico deixou o Porto de Santos no dia 4 de fevereiro e tem como destino Búzios, com chegada programada para as 17h de segunda-feira. No quarta-feira, volta a Santos.

O Globo Online via: Sinopse diária

Nenhum comentário: