quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Triste relato de Angola

TERÇA-FEIRA 24/01/2012
ENCONTRO COM OS PEQUENOS MUKUBAIS
O triste relato abaixo é do meu sobrinho Robson (Engenheiro - Está a trabalho em Angola) me enviou por e-mail.


Tive hoje o privilégio de ter um encontro emocionante e único em minha vida. Ao me deslocar para Bentiaba como faço diariamente ao chegar na altura de minha primeira ponte, deparei-me com um pequeno rebanho de cabras, e seus igualmente pastores miniaturizados.
 Há algum tempo atrás alguém que não lembro agora, me falara que as guerras do futuro seriam pela posse da água. Aqui em Angola já temos um prognóstico desse triste presságio. Em todos as Bombas de combustível Angolano, existe uma unificação nacional do preço da gasolina que é R$ 1,08/l (Um real e oito centavos por litro do combustível), onde em alguns pontos comerciais Namibianos o litro da água mineral chega a custar até R$8,00/l (oito reais por litro de água). Isso já é uma realidade no continente Africano o combustível custar mais caro que a água tratada. Contudo Voltemos ao encontro com os pequenos Mukubais. Resolvi parar e me aproximar, a primeira e imediata reação deles foi estender seus pequenos braços frágeis e com uma pequena garrafa enlodada pedir-me água, parece coisa divina, nunca  colocara mais de uma garrafa de água mineral no carro, nesse dia tinham duas, que prontamente dei aos meus novos amigos . No mesmo instante ao ver aquela dura cena, fiquei com os olhos lacrimejados por ver ali a dura realidade de muitos irmãos Africanos que nada tem para comer e o mais grave, nada para beber. Meu motorista dando uma de intérprete traduziu o agradecimento dos pequenos, fazendo prometer a mim mesmo, no dia seguinte trazer pão, que eles gostam muito. Resolvi, em minha estadia em Angola apadrinhar os dois pequenos Mukubais até quando for possível, me sentirei melhor assim. Fatos como esse é que me levam a ter a certeza que valeu a pena minha vinda até aqui, com certeza me tornarei uma pessoa melhor ao final disso tudo.

“ Desigualdade rima com Hipocrisia, não tem verso nem poesia que conforte um cantador ... O Desespero no olhar de uma criança, a Humanidade fecha os olhos pra não ver... Boi com sede bebe lama, barriga seca não dá sono, eu não sou dono do do mundo, mais tenho culpa porque sou filho do Dono...”    Filho do Dono – Flávio José
O PEQUENO PASTOR MUKUBAI
Os MUKUBAIS, são nativos do interior da província do Namibe, localizada ao sul de Angola,  pessoas que vivem de forma itinerante, andarilha, e que dormem onde chegam e comem somente o que conseguem pescar ou caçar. Alguns deles são criadores de pequenos rebanhos de cabras ou gado e outros são literalmente Nômades.
o EMOCIONANTE encontro com os pequenos mukubais
Comentário do Blog:
Semana passada estava de volta de um passeio pelo Nordeste, e ao chegar numa cidade do interior da Bahia, comprei um litro de água mineral por R$ 5,00 (Cinco Reais) e abasteci o carro com álcool no valor de R$ 2,00 (Dois Reais) o litro...! E ai? Onde está a desigualdade? Ou maldade? O que fazer?
A realidade já está aqui no Brasil...!

Nenhum comentário: