sexta-feira, 9 de março de 2012

Corpo de Fuzileiros Navais - 204 Anos

204 Anos do
Corpo de Fuzileiros Navais

O 204º Aniversário do CFN foi celebrado com Cerimônia Militar presidida pelo Ministro da Defesa, realizada em 7 de março na Fortaleza de São José, Sede dos Fuzileiros Navais desde 1809. Durante a cerimônia, além da imposição da Medalha Mérito Anfíbio, foi homenageado o Fuzileiro Padrão de 2012, CB-FN-IF Francisco Edinaldo de Castro, natural de São Luiz do Curu, Ceará, que já havia se destacado no Curso de Especialização de 2008, quando foi o primeiro colocado.

A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) esteve presente com Comitiva e Pelotão Representativo, que testemunharam a emoção do nosso Comandante-Geral ao ler sua Ordem do Dia, em especial o trecho em que se refere aos Veteranos:

“A liderança é outra crença indissolúvel do Fuzileiro Naval. No ardor da batalha, nas praias de desembarque e nas frentes de combate, ou simplesmente nos afãs do dia-a-dia, apenas aqueles líderes, que comandam e conduzem suas frações por meio do exemplo, serão bem sucedidos. E, personificando os líderes do Corpo de Fuzileiros Navais, em uma prova inconteste do exemplo que hoje podemos testemunhar, vemos os nossos vibrantes veteranos, aqui formados, mostrando às novas gerações de Fuzileiros Navais o caminho que devem trilhar.”

ADSUMUS!
A emoção falou mais alto! Só aquele que não tem sangue PÁTRIO de Fuzileiro Naval correndo nas vêias, que não conseguiu se emocionar ao escutar a Ordem do Dia do nosso respeitado Comandante Geral do CFN


Comitiva e Pelotão Representativo da AVCFN







No dia 26 de Julho de 1983 nasceu lá em São Luiz do Curu Ceará o Cabo Castro e hoje se tornou FUZILEIRO NAVAL PADRÃO DO CFN DA MARINHA DO BRASIL. Bravo Zulu seu Cabo, que sirva de exemplo aos demais companheiros do glorioso CFN que assim como você sabe honrar a farda que veste...!


O Cabo Castro recebendo a placa e o diploma do FN Padrão das mãos do Comandante da Marinha, a mais alta autoridade MILITAR presente na cerimônia.


Dois "Sacos Muchianos" e Associados do AVCFN, representando a Associação Esportiva Saco e Maca (AESM), o popular "Saco Mucho"
Lucena Vice Diretor de Comunicação da AVCFN e Vice Presidente da AESM e Ênio Paiva



Lucena e Cabo Castro exibindo o Diploma


Esta eu não podia deixar de comentar de maneira nenhuma, o Almirante Giovanne Gargiulo que tive a grata satisfação de servir sob seu comando lá em Brasília de 09/03/79 a 06/05/1981. Este respeitado Cidadão era considerado Pai dos Praças, tinha uma LIDERANÇA muito acima do normal.
Segundo ele me falou que apesar dos 82 anos de idade, continua com todo vigor físico... Bravo Zulu Almirante! Que o Bom Deus, continue iluminando sua trajetória aqui na terra para que possa continuar com essa garra peculiar do Fuzileiro Naval.
ADSUMUS 






E por último, o Capitão Diogo Melo filho do nosso Presidente Manoel Rapadura, por ocasião da visita ao Navio NAE São Paulo, no qual ele serve.

Um comentário:

valdir sarmento disse...

Obrigado ao blog SM, e principalmente a voce, SO-Lucena, por ter trazido á nossa lembrança o estimado Alte.GIOVANNE GRAGIULO, um chefe militar que se orgulhava de ter seus comandados como amigos.
Um lider nato, um autêntico Fuzileiro Naval.

SG-FN(Rm1)SARMENTO