terça-feira, 3 de abril de 2012

Marinha em Ação - Operação Líbano II


Foto do Blog www.sacomucho.blogspot.com
A Marinha do Brasil enviará um navio, a Fragata Liberal (F43) e uma aeronave para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Esse navio substituirá a Fragata União (F45) que já se encontra naquela Área de Operação desde novembro de 2011. A partida do navio da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) será dia 10 de abril, às 15h, e fará escalas em Las Palmas-ESP (23 a 26 de abril) e Taranto-ITA (04 a 07 de maio), com previsão de chegar em Beirute-LIB no dia 11 de maio.
A Fragata brasileira continuará sendo o principal meio de um grupo multinacional de nove navios, composto por três navios alemães; dois de Bangladesh; um da Grécia; um da Indonésia; e um da Turquia.
A tripulação da Fragata Liberal é composta por 209 militares da Armada, acrescidos de mais 14 do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE); 19 Fuzileiros Navais, do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas (GRAA); e 9 Mergulhadores de Combate (DstMeC). Todos da Marinha, num total de 251 militares.
A participação do Brasil na UNIFIL foi aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2010. A missão foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 para certificar a retirada das tropas israelenses do território libanês. No dia 29 de setembro de 2011 foi autorizado pelo Congresso Nacional a Marinha do Brasil enviar a Força-Tarefa, sendo assim, ocorrerá o rodízio do navio da Marinha brasileira a partir do dia 14 de maio, quando efetivamente a Fragata União será substituída pela Fragata Liberal na Área de Operação.
Atualmente a UNIFIL conta com a participação de 35 países, incluindo o Brasil, e mobiliza cerca de 12 mil militares e policiais, além de mil funcionários civis.
A FTM é Comandada pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, da Marinha do Brasil.
O término da missão no Líbano e o retorno da Fragata Liberal ao Rio de Janeiro está previsto para dezembro de 2012.

2 comentários:

REGINACOPELIA disse...

NÃO HÁ UM MELHOR COMENTÁRIO QUE DESEJAR A ESSES HERÓIS QUE O SR. JESUS OS ACOMPANHE 24 HS NO SEU TRAJETÓRIO MEUS FILHOS VÁ COM DEUS E VOLTA LOGO SUA FAMILIA TE ESPERA ANCIOSA E DE BRAÇOS ABERTO JESUS TE AMA E EU TAMBÉM BOA VIAJE BOM TRABALHO SEMPRE OLHA P/ CIMA E DIZ OBRIGADO POR MAIS UM DIA DE VIA ÑAO ESQUEÇA DISSO

Ricardo disse...

A missão nao terminará depois da Liberal. Deverá se estender por alguns anos. Estive na Uniao na Unifil l e estou me preparando para a 4.