segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AVCFN E O DIA DA INDEPENDÊNCIA - RJ


 Mais uma vez os Bravos Veteranos da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) mostraram o seu garbo e sua vibração no desfile alusivo ao Dia da Independência do Brasil, comandados pelo Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo, VAlte (Refº-FN) Fernando do Nascimento. Este ano, com um significado especial, pois foi alcançado o efetivo de 105 Associados e foi a décima participação na AVCFN no desfile, visto que, em Sete de Setembro de 2003, pela primeira vez, a AVCFN participou, na cidade do Rio de Janeiro, do desfile pelo Dia da Independência do Brasil, fato que se repete até hoje.
Para homenagear aqueles pioneiros de 2003, após o desfile houve uma bonita cerimônia, na Sede Nacional, com descerramento de uma placa, pelo Almirante Fernando do Nascimento e pelo Veterano Lucena, com os nomes dos que desfilaram em 2003
Na mesma oportunidade outra placa também foi descerrada pelos Veteranos Canuto Zeir, para homenagear os Bravos Veteranos que participaram do Grupo Tarefa 40, o GT-40, composto de 40 Veteranos que realizaram a Marcha AVCFN 40 Anos, percorrendo a pé 123,5 km entre a Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores (BFNIF), próximo a Niterói, e a Base Aérea Naval de São Pedro D'Aldeia (BAeNSPA), no período de 20 a 22 de agosto. Foram cerca de 41 km por dia, a fim de levar à Força Aeronaval uma mensagem alusiva ao 96º Aniversário da Aviação Naval. Este significante desafio de ultrapassar o limite contido nos manuais, que prevê 32 km/dia, podendo se estender a 40 km/dia, em marcha forçada, serviu para ratificar o lema de que os Bravos Veteranos mesmo na inatividade continuam ativos!
A cerimônia teve início com uma bela exibição de dois filmes, um sobre o desfile de Sete de Setembro de 1952 e outro mostrando a participação da AVCFN no desfile realizado em 2011, ambos no Rio de Janeiro, após o que foram entregues os certificados de participação na Marcha AVCFN 40 Anos aos integrantes do GT-40. Após a cerimônia, todos participaram de uma animada confraternização.
Modéstia à parte, foi com muita satisfação que vi as ideias/sugestões deste Veterano (Lucena) serem aceitas pela Direção Nacional e postas em prática!
O Fuzileiro do futuro, Giulio Maffra, filho do Veterano Maffra, desfilou com  a AVCFN Seção Regional  Sul (Porto Alegre)









Entrega de diplomas dos componente da coluna de marcha GT-40
VAlte (Refº-FN) Fernando do Nascimento e o Veterano Lucena descerrando a placa  com os nomes dos pioneiros que desfilaram em 2003.

Descerramentos das placas




Bolo com o itinerário da marcha AVCFN 40 anos



BRAVO ZULU
ADSUMUS
VIVA A MARINHA!


Vale publicar um e-mail recebido do Veterano Aluízio que se encontra embarcado, mas, não esqueceu dos demais companheiros da AVCFN e do dia da Pátria!

O e-mail:
 Minha singela homenagem a todos os Veteranos Fuzileiros Navais!!!
 No dia da Pátria honrei minha bandeira e o meu país do dia da Independência e fiz uma homenagem!!! Mesmo embarcado eu fiz a minha parte como Veterano Fuzileiro Naval, tive a honra de içar nossa bandeira!!! Viva ao Brasil!!!
AD SUMUS!!!
Veterano Aloizio

Veterano Aluzio vestido com a camisa da AVCFN e um companheiro de Bordo.
AD SUMUS!

Nenhum comentário: