segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Nota de Falecimento - Major André - FEB

É com profundo pesar que publico a nota recebida do Diretor de Comunicação Social da Casa da FEB – RIO Prof. Israel Blajberg.






  Major COM ANTONIO ANDRÉ

Herói da FEB

PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ANVFEB

Acadêmico - Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil
Cadeira Especial Brigadeiro João de Souza da Fonseca Costa

18 out 1919 – 10 set 2012


Por incumbência do Presidente da ANVFEB-DC, Gen Div Marcio ROSENDO de Melo, lamentamos participar o falecimento hoje segunda-feira 10 set 2012 em sua residencia no Rio de Janeiro, durante o sono e de causas naturais, a um mês de completar 94 anos, o Herói da FEB Major COM ANTONIO ANDRÉ. Assim, o Eterno lhe concedeu a passagem suave dos Justos, para a ultima morada. Deixa a esposa Da. Odette do Valle André, filha Adalgisa do Valle André, sua colaboradora e Conselheira da Casa da FEB, sobrinhos-netos e primos no Rio e em São Paulo.
O Presidente da ANVFEB, Gen Div Marcio Rosendo de Melo, no uso de suas atribuições, resolveu decretar, no âmbito das Associações vinculadas a ANVFEB, LUTO OFICIAL de 3 (três) dias.
O sepultamento será realizado amanhã terça-feira 11 de setembro de 2012, as 11h no Mausoleu da FEB, Cemiterio São João Baptista - Botafogo – RIO.
O velório será a partir das 08h na Capela nº. 05. As honras fúnebres serão prestadas pelo BEsCom – Btl Barão de Capanema.
O 16º. Encontro FEBiano que seria realizado amanhã terça-feira 11 set 2012 as 15h fica adiado para nova data a ser informada, bem como a aposição das Medalhas Marechal Mascarenhas e Moraes e entrega de Certificados de Reconhecimento.
Arrostando o intenso frio do inverno italiano e o fogo inimigo, o então Sgt André e seu grupo lançavam sobre a terra gelada as linhas que garantiam as comunicações da FEB. Numa época em que a Internet e os celulares sequer eram sonhados, os poucos bravos da Cia de Transmissões do Btl de Engenharia escreveram páginas de glória da Historia Militar Contemporânea. 
Em pleno combate, construindo linhas telefônicas e estabelecendo enlaces via radio, provaram-se a altura da epopeia vivida pelo Marechal RONDON ao construir as primeiras linhas telegráficas na Hileia Amazônica, ele que mais tarde seria consagrado Patrono da Arma de Comunicações do Exercito Brasileiro. 
Há apenas 3 dias o Maj ANDRÉ havia aberto o Desfile de 7 de Setembro no Ro de Janeiro, conduzindo o Pavilhão Nacional em uma viatura histórica meia-lagarta da 1ª. DE, o que seria a sua última missão aqui neste Mundo, de uma brilhante carreira em que se dedicou com todas suas energias a Família, a Casa da FEB, ao Exército e ao Brasil. A despeito de limitações físicas, seu entusiasmo pelo trabalho na preservação da memória era fantástico.   


Parte um Grande Soldado, mas o exemplo frutificará, do trabalho ingente, dedicação aos ideais, preservação e divulgação da memória da FEB.
Como ensina a tradicional canção da 1ª. Guerra Mundial, “... Old Soldiers ... Never Die ... “  -      Velhos Soldados ....  Nunca Morrem ...

A melhor homenagem que lhe poderemos prestar será manter desfraldada a bandeira a qual dedicou toda a sua rica existência.

Que a sua alma faça parte da corrente da vida eterna.



Diretoria de Comunicação Social
Casa da FEB – RIO
Prof. Israel Blajberg

Nota do Blog.
Deixo aqui registrado em nome da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - (AVCFN), Associação Esportiva Saco e Maca – AESM (“Saco Mucho”) e em meu nome pessoal, nossas sentidas condolências aos familiares e amigos do saudoso Major André, estamos prontos para lhes apoiar em tudo o que estiver ao nosso alcance.

Nenhum comentário: