quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pedido de demissão de um 2º Sargento do EB

Tai um requerimento em que um segundo sargento do Exercito Brasileiro - EB dar um depoimento dramático e pede o seu desligamento de imediato do serviço ativo, por motivo estritamente financeiro!
Segue inúmeros anexos de elogios e agradecimentos lançados em seus assentamentos durante o seu tempo de serviço ativo, os quais não acompanham esta postagem, caso alguém interesse é só entrar em contato com a edição deste Blog.
BRAVO ZULU! SARGENTO EUGÊNIO...!

O requerimento:  
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
62.º BATALHÃO DE INFANTARIA
(BATALHÃO FRANCISCO DE LIMA SILVA)


DIEx S/N
EB: 64069.000344/2012-59
Joinville, 03 de setembro de 2012.
Do 2° Sgt Pacelli
Ao Sr Cmt da 2ª Cia Fuz
Assunto: Pedido de demissão


1. Eu, 2º Sgt PACELLI, venho por meio desta DIEx apresentar meu pedido de demissão do 62° Batalhão de Infantaria e do Exército Brasileiro, tendo interesse em desligar-me IMEDIATAMENTE. 

2. Quero esclarecer que o motivo que me levou a pedir demissão é de cunho estritamente financeiro, tendo em vista a CRISE SALARIAL que assola a massa de oficiais e sargentos e a FALTA DE PERSPECTIVA PROFISSIONAL já atingiram até a Academia das Agulhas Negras. Tenho 12 anos de serviço militar, 2 anos como soldado do Corpo de Fuzileiros Navais (Natal/RN) e 10 anos como sargento, todos eles cumpridos no 62° BI (Joinville/SC). Sou cumpridor dos meus deveres, NUNCA FUI PUNIDO, tenho o comportamento excepcional, sou patriota e portador de uma excelente folha de serviços, onde constam vários elogios de meus superiores hierárquicos. Apesar disso, como militar, não consigo sonhar com as necessidades mínimas que uma pessoa do meu nível cultural (3° grau completo) e social poderia almejar. 

3. NÃO SOFRO DE NENHUM TIPO DE DESVIO DE VOCAÇÃO, sou filho de militar, estudei a minha vida toda no Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (inclusive fui Capitão-aluno), servi por duas oportunidades às Forças Armadas (Marinha e Exército). Na EsSA fui da Infantaria no período básico e também no período de qualificação. Após a formatura de sargento queria ser paraquedista, porém no meu ano não havia vagas para OM`s no Rio de Janeiro. Queria fazer o curso de Guerra na Selva, Caatinga, Montanha e a EsSA também não disponibilizou vagas. O 1° Ten Del Duca, meu instrutor, me orientou ir para Joinville/SC que era a Força de Ação Rápida e era uma ótima Unidade para servir e realizar cursos operacionais. Não tive dúvida, escolhi o 62° BI e não me arrependi, nesta cidade conheci minha esposa, nasceu meu único filho, me formei Bacharel em Direito, passei no Exame da OAB e por estes motivos nunca pedi para ser transferido. Tenho a convicção que SEMPRE QUIS SER MILITAR, porém, não estou disposto a realizar o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), nem quero esperar mais 8 (oito) anos para ser promovido a 1° sargento. Atualmente, como 2° sargento do Exército, fazendo uma previsão bem otimista, vejo que daqui há quatro anos irei auferir, no máximo, R$ 500,00 de aumento salarial, o que me desestimula muito. 

4. O fato é que recebi uma proposta do Dr. MARCOS AURÉLIO ROSA, advogado, para firmar uma sociedade advocatícia, proposta esta onde, de imediato, terei uma remuneração superior ao que percebo atualmente na caserna. Continuando na previsão dos próximos quatro anos, atuando como causídico com certeza auferirei mais do que o valor supracitado. Com tristeza, vejo que o número de evasão das Forças Armadas cresce a cada ano. 

5. Não posso deixar de citar a SALC e a Ajudância Geral, seções estas onde pude contribuir com os meus conhecimentos jurídicos na elaboração de vários editais de licitações e pude assessorar vários Comandantes no controle de diversas sindicâncias, inquéritos policiais militares (IPM’s), autos de prisão em flagrante (APF’s), processos administrativos e na confecção de ofícios para a Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público (MP), 5ª Circunscrição Judiciária Militar (5ª CJM) e outros órgãos, o que me trouxe retorno deaprendizagem e me auxiliou na apresentação da minha monografia no curso de Direito onde logrei a nota 9,80. 

6. Espero que as portas do 62° Batalhão de Infantaria fiquem abertas para futuras parcerias, se a família militar precisar de auxílio jurídico pode contar comigo, pois, como falou Rui Barbosa, o maior jurista de todos os tempos do Brasil, que fez o curso jurídico em Recife/PE, cidade esta de onde eu sou oriundo com orgulho, “QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NÃO É DIGNO DELES”. 

7. Mais uma vez agradeço o respeito, consideração e cordialidade com que fui tratado pelo Comandante, pelos meus superiores hierárquicos, pelos meus pares e também pelos meus subordinados desta OM e pelas oportunidades que me foram proporcionadas. 

Atenciosamente, 

EUGÊNIO PACELLI PAZ VIEIRA DA COSTA – 2° Sgt

.........................................

Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

Nenhum comentário: