terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sexo oral provoca câncer de garganta


Agora lascou! Cuidado com o sexo oral. 
Provoca câncer de garganta

O cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como os grandes vilões dos cânceres de orofaringe, porém especialistas afirmam que o sexo oral pode ser o maior causador da doença.

Casos da doença relacionados ao vírus HPV (papilomavírus humano) tiveram um aumento significativo na última década. Segundo especialistas, o perfil da doença sofreu uma mudança.
“O que antes era frequente em homens acima dos 50 anos que fumavam e bebiam, agora é mais comum em jovens (30 a 40 anos) que fazem sexo oral desprotegido e têm vários parceiros”, explicou o oncologista Dr. Luiz Paulo Kowlaski ao site “R7″.
Em São Paulo, cerca de 50% das pessoas com câncer de orofaringe foram infectadas pelo vírus HPV. Acredita-se que até 2020 o número de casos de câncer na garganta provocado pelo papilomavírus humano vai superar o provocado por álcool e tabaco.
A principal forma de contagio é o sexo oral, por isso os especialistas alertam para a importância do uso da camisinha. A vacina contra HPV é ainda o método mais eficaz de prevenção da doença.
Do Blog Robsonpiresxerife/

Nenhum comentário: