terça-feira, 27 de novembro de 2012

1ª Mulher Oficial General das FFAA do Brasil


Folha de São Paulo

FOCO

"Espero que eu seja exemplo", diz 1ª general mulher do país
Diana Brito



Dalva Maria Carvalho Mendes é promovida contra-almirante em cerimônia no Rio


O comando da Marinha oficializou ontem a promoção da primeira mulher oficial general das Forças Armadas.

A capitão de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes, 56, assumiu o terceiro posto mais importante da Marinha após 32 anos de carreira militar. "Estou muito feliz. Espero que eu seja um exemplo", disse, emocionada, em cerimônia no Rio
.

Dalva faz parte do grupo de oficiais, das três forças, que foi promovido pela presidente Dilma Rousseff na última semana. O posto correlato ao da militar no Exército é o de general de brigada e na Aeronáutica é o de brigadeiro.

A Marinha foi a primeira força a aceitar mulheres, em 1980. Dalva ingressou na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino de Oficiais no ano seguinte.

Médica anestesista, ela trabalhava como diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. Com a promoção, a contra-almirante ocupará inicialmente um posto na Escola Superior de Guerra.

Viúva, a médica afirma que conquistou hoje seu sonho na carreira militar. A contra-almirante não conteve as lágrimas. "É como se eu estivesse renovando votos de casamento com a Marinha. Aquela noiva ansiosa, feliz, emocionada", afirmou.

A militar disse que nunca sofreu preconceito na carreira por ser mulher. Ela afirmou que alcançou o sonho profissional com "muito trabalho".

"Nós precisamos parar com essa mentalidade [de que é mais difícil para a mulher galgar postos superiores]. Estamos mostrando que nós temos capacidade."

Os filhos acompanharam o evento. Luciana Carvalho Mendes, 27, primeira tenente do quadro técnico da força, disse que seguiu carreira militar influenciada pela mãe.

Sinopse Diátria

Nenhum comentário: