terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ordem do Dia da Bandeira - Marinha do Brasil


MARINHA DO BRASIL
BONO ESPECIAL Nº 805 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2012
ESTADO-MAIOR DA ARMADA 
BRASÍLIA, DF.
Em 19 de novembro de 2012.
ORDEM DO DIA Nº 6/2012
Assunto:  Dia da Bandeira  
 Bandeira Nacional: símbolo maior de nossa Pátria que retrata o orgulho de uma grande Nação.

A bandeira é definida, classicamente, como sendo o pavilhão representativo de um estado soberano, têm suas origens nas insígnias, sinais distintivos de poder ou de comando usados desde a antiguidade. 

Após a proclamação da República, uma nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o momento histórico vivido. Inspirada na bandeira do Império, manteve a tradição das antigas cores nacionais, entretanto com novo significado: o verde passou a representar a pujança das nossas matas; o amarelo as riquezas minerais do solo; o azul o seu céu; e o branco a paz que deve reinar, de modo perene, no Brasil. No centro a esfera celeste azul, ponteada por 27 estrelas, representando os estados da Federação, baseadas naquelas que, realmente, brilhavam no céu do Rio de Janeiro, na histórica madrugada de 15 de novembro de 1889.
Uma forma abreviada do lema positivista: “O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim” formataram os dizeres “Ordem e Progresso”.
Na Marinha do Brasil nos orgulhamos de, diariamente, reverenciar o Pavilhão Nacional, seja nos cerimoniais, matutino e vespertino, ou pela saudação ao entrar e sair de bordo. Deste modo, demonstramos o respeito, a lealdade e a  honra em poder defender a Pátria, sempre que necessário.
Num País com dimensões continentais e extensas águas jurisdicionais, a Bandeira Nacional, a tremular nos mastros principais dos Navios da Esquadra, singrando a “Amazônia Azul”, ou dos Navios Distritais, navegando ao largo da extenso litoral e nos rios das bacias Amazônica e do Paraguai, alcançando os mais longínquos rincões brasileiros, por vezes, representam os únicos marcos demarcatórios de nossa presença e
soberania.
As mudanças políticas, econômicas e sociais, que elevaram o Brasil a um novo patamar no cenário mundial, também impuseram uma maior responsabilidade do País, alçando nosso símbolo maior a um lugar de destaque nas missões de manutenção da paz sob a égide da ONU, sendo motivo de grande orgulho para todos os brasileiros, em especial para os marinheiros, vê-lo hasteado na Base de Fuzileiros Navais no Haiti ou no mastro de combate da Fragata Liberal, Capitânia da Força Tarefa Marítima da UNIFIL.
Por fim, exorto a todos os Oficiais, Praças e Servidores Civis, que renovem o verdadeiro sentimento de bem servir ao Brasil, para que juntos possamos construir uma Marinha forte e um País cada vez mais próspero e justo.
“Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil”!
 FERNANDO EDUARDO STUDART WIEMER                                    
 Almirante-de-Esquadra                                         
 Chefe do Estado-Maior da Armada                                    
Visite a página da Marinha na Internet – ( www.mar.mil.br) onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

Nenhum comentário: