sábado, 15 de dezembro de 2012

Chambaril e Degustação de Cachaça no "SM"

Conforme foi divulgado, aconteceu ontem sexta-feira 14/Dez/2012, nossa última confraternização de final de semana do ano 2012 na sede do “Saco Mucho”. Desta vez além do delicioso Chambaril, tivemos mais uma aula de degustação de CACHAÇA, o precioso líquido genuinamente Brasileiro.
O especialista do assunto foi o nosso amigo Veterano Fuzileiro Naval RM2, Cachacier de carteirinha, Manoel Agostinho Lima Novo que também é Associado da nossa estimada Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN.
O evento teve início às 12 horas como estava programado, o Cachacier Lima Novo iniciou sua aula/palestra falando sobre a origem da cachaça, de sua destilação, da maneira como é envelhecida (em barris de madeira, cobre ou inox), falou sobre suas qualidades, como distinguir se uma determinada cachaça é boa ou ruim, e por fim como se deve degustar o saboroso líquido, que não deixa de ser uma arte, a qual precisa ser exercitada.
Vale ressaltar que quando se degusta uma cachaça de boa qualidade sempre hidratando com água, no dia seguinte, aquela dor de cabeça acompanhada de vômitos e aquele mal estar terrível, não faz parte deste cardápio, para comprovar isto, aqui estou no dia seguinte sã e salvo preparando esta matéria!
Além dos nossos Associados, contamos com a presença do também mestre Cachacier de carteirinha Luiz Carlos, que se tornou Associado da nossa Associação Esportiva “Saco e Maca – AESM (nosso popular “Saco Mucho”), o qual fez comentários sobre o assunto. Contamos também com a presença da Diretoria do Vinil etílico.

ADSUMUS! 

Onde se lê: Cachaceiro, leia-se: Cachacier. Cachaceiro é o fabricante!

O Mestre Cachacier Manoel Agostinho Limas Novo,
o Presidente e Vice-presidente do "SM" Manoel e Lucena.
Em pé: Perini, Silvão, Robério, Juraci, Paulo Roberto, Dagoberto, Adaci, Lucena, Armando, Luiz Carlos, Agostinho,  Moreno e Batista.
Agachados: Erly, Inaldo e Manoel.

 Saboreando o Chambaril
Luiz Carlos, o mais novo Associado do "SM", Manoel e Lucena


Um brinde com o precioso líquido.
O Cachacier Agostinho demostrando como se degusta Cachaça.
O primeiro passo é cheirar, ver se o aroma é agradável e ser enviada uma mensagem ao cérebro, avisando que está indo coisa boa...!
Após cheirar, dez segundos aproximadamente, tempo suficiente para  estimular o apetite, bota um pequeno gole na boca, bochecha e...glute... delícia!!!

 Se o beber alegra a gente,
      O repetir nos dá prazer,
      Quem não bebe e não repete,
      Que alegria pode ter?

Um comentário:

Luiz Carlos disse...

Parabéns pela ótima reportagem.
Gostei imensamente do ambiente fraterno e descontraido da reunião de confraternização. Aos meus novos e já queridos amigos UM NATAL FELIZ E ESPERANÇAS RENOVADAS PARA 2013.
ADSUMUS
Luiz Carlos