domingo, 31 de março de 2013

Primeiro Comandante Militar do Norte - Filho de Febiano

2º SGT OTÁVIO MANOEL FERREIRA JUNIOR - 11º RI

O então 2° Sargento Otávio Manoel Ferreira Junior, cujo nome de guerra era Ferreira Jr (Idt: 4G-47541), embarcou para o além-mar em 22 de setembro de 1944, juntamente com os outros 5.238 homens que compunham o 3º Escalão da FEB.


O 3ºEscalão de Embarque foi transportado pelo "General Meigs", sob o comando do General Olimpio Falconiere da Cunha, chegando a Nápoles em 6 de outubro. A composição do mesmo era: 11º RI.; I/1º ROAuR; I/1º RAPC; 9º BE (Comando e Cia. de Serviço, Dest. Saúde e 3ª Cia.); Esq. de Ligação e Observação (FAB); 1º Batalhão de Saúde (Dest. Cmdo., Pel. de Tratamento e 3ª Cia. Evac.); elementos da 1ª Cia. de Intendência; QG da 1ª DIE e Cia. do QG; Depósito de Intendência; Banda de Música; 1º Grupo Suplementar Brasileiro em Hospitais Americanos; e Pelotão de Sepultamento. Efetivo: - 5.239 homens, inclusive 318 oficiais.


Servindo junto à Cia de Canhões do III Btl do 11º RI, participou das principais ações do Regimento Tiradentes durante a campanha, sendo merecedor, inclusive, da Cruz de Combate, a mais alta condecoração do Exército Brasileiro.

Retornou ao Brasil em 17 de setembro de 1945, após quase um ano no Teatro de Operações do Mediterrâneo, com o sentimento do dever cumprido.

Passou para a Reserva em 29 de Setembro de 1969, como Capitão.

Medalhas que recebeu:


- Cruz de Combate
- Campanha
- Guerra
- Militar de Ouro
- Pacificador


Uma foto do Capitão Ferreira Jr.


Dez anos após a sua volta, nasceu seu filho, Oswaldo de Jesus Fereira. Não tinha idéia que seu filho assentaria praça no Exército, em 26 de fevereiro de 1972, vindo a ser, anos mais tarde General-de-Divisão. Atualmente, o seu filho é Comandante da 1ª Divisão de Exército, que, por acaso, é a herdeira tradicional da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, situada na Vila Militar - Rio de Janeiro.


O Gereral Ferreira já desempenhou inúmeras funções no Exército, e a mais recente foi a missão de Coordenador de Segurança dos 5º Jogos Mundiais Militares, realizado no Rio de Janeiro, em julho próximo passado. Este evento foi tido como evento-teste para as Olimpídas de 2016, e o Brasil passou no teste, conforme divulgado na imprensa, sendo o General Ferreira um dos responsáveis pelo seu sucesso.



Segue uma foto do General Ferreira, filho do febiano 2º Sgt Ferreira Jr, no dia de sua assunção do comando.




A História é cíclica. Quis DEUS que um filho de febiano comandasse a gloriosa 1ª Divisão de Exército, exatamente 65 anos após o regresso da vitoriosa campanha na Itália.

Nenhum comentário: