terça-feira, 29 de julho de 2014

Suas Atitudes Valem Mais Que Suas Intenções

problemas
Em primeiro lugar eu desejo que você tenha um dia bem produtivo, abençoado e principalmente que você seja presenteado com luz, saúde e prosperidade.
…o que vale mais?
Intenções ou as atitudes?
Pois é bastante comum, pessoas dizerem: “o que vale é a intenção!”.
Eu digo que “boas intenções não tem valor algum sem uma atitude concreta”. Ou seja: a grandeza do ser humano está na atitude, na ação concreta. Sem ela de que adianta uma boa intenção, aquilo que alguém quer fazer ou pensa em fazer, sem levar a concretizar?
De que adianta ter a intenção de ajudar alguém, se não formos capazes de mover um único osso de nosso corpo nessa direção?
De que vale a intenção de respeitar alguém, se na verdade agimos pensando apenas em nós mesmos?
De que vale a intenção de amar, se agimos com o mais puro desamor?
Para ser sincero, vale muito pouco, para não dizer, nada.
Eu posso ter os mais belos pensamentos e ideais, se eles não estiverem acompanhados de atitudes coerentes e concretas, tornam-se apenas uma cantiga para anestesiar a minha consciência ameaçada pela culpa de não ter agido de acordo com ela.
Vou tentar ser mais específico.
Professor Carlinhos, um antigo conhecido e colega, recentemente me relatou uma experiência que se encaixa bem como exemplo sobre o que eu quero mostrar nesta reflexão.
Ele é solteiro e mora sozinho. Mas isso não faz dele uma pessoa solitária. Ele é muito sociável, tem bastante amigos, suas rede sociais estão repletas de centenas de “amigos”.
Acontece que há alguns dias, Carlinhos teve uma enfermidade que o deixou literalmente de cama. Apesar da notícia ter circulado entre os amigos, muitos manifestaram desejos e intenções de melhoras, até citaram nas redes sociais, palavras de apoio.
Mas, de concreto, nenhum deles se dignou ir até a sua casa, para lhe prestar alguma ajuda, apoio e solidariedade. Ou seja, todos ficaram cheios de boas intenções, sem atitudes concretas.
Apenas uma das suas amigas, Raquel, com quem tem menos contato, ao saber da situação, deixou todos os afazeres e foi levar seus préstimos para cuidar dele. O levou ao médico e ao retornarem para casa, ficou cuidando dele até ele se reestabelecer e voltar à ativa novamente.
Agora, eu pergunto a você: Quem fez a diferença para Carlinhos? Todos os “amigos” bem intencionados ou aquela pessoa que agiu, além das intenções?
Para você pensar hoje!
Quantas coisas na sua vida tem sido mera intenção e ao analisar, percebe que não obteve o resultado que gostaria, por que faltou um ingrediente, “a atitude”?
Pessoas que já tiveram intenção de mudar de emprego, de cidade, de condição, mas não agiram. Nem atualizar um currículo profissional e enviar para uma possível vaga foram capazes.
Tem aqueles que ainda dizem simplesmente para si próprio: “ Eu não tive a intenção de ferir ninguém”. Isso não passa de uma desculpa para não se sentirem culpadas pelo mal que causaram.
É como se tornar crianças dizendo: “Ah… Mas eu não queria que fosse assim”. Como se dessa maneira o mal causado se tornasse menor ou menos nocivo.
Quero finalizar nosso encontro de hoje, provocando mais uma reflexão.
Palavras isoladas são para covardes, que fogem e se escondem. Apenas os corajosos são capazes de uma ação realmente concreta. Portanto, coragem tem a ver com ação, com enfrentar as dificuldades de frente.
Se você gosta de alguém… Mostre! Tenha atitudes amorosas. Seja atencioso, respeite, proteja, acalente. Torne-se presente. Olhe de verdade para essa pessoa, perceba a sua existência, coloque-se no lugar dela.
Tente perceber o que ela pode estar sentindo e tente agir da melhor forma que puder. Não se esconda atrás de suas palavras. Palavras “bem ditas“, são as que veem acompanhadas de atitudes.
Sigmar Sabin – Professor e Aprendiz da vida – sigmarsabin@bomdiahoje.com.br
Do blog:
Conheço muitos, digo, muitos que são cheios de boas intenções e zero em suas ações... Sei que faço muito pouco pelos que precisam de mim, mas, pelo menos faço alguma coisa! E você 'já fez algo pelo seu semelhante carente? Se não meu amigo, faça e veja como você vai se sentir bem em ajudar... BOAS AÇÕES!
Por Lucio Lucena Diretor de comunicação da AVCFN e Editor do blog

Um comentário:

Vet. Escritor Espedito Moreira disse...

Muito interessante e significativo o conteúdo do artigo do professor Sigmar, especialmente quanto especificar o que seja um amigo. Não vejo, no entanto, diferença de significado entre os vocábulos intenção e atitude. Para mim, elas precisam estar acompanhadas de modificadores para terem valor funcional e significativo e mesmo assim dentro de um contexto relacionado.
As palavras atitude, intenção, ação, pensamento, cada uma pode estar acompanhada de um elemento positivo ou negativo: atitude construtiva/destrutiva, intenção má/boa, ação correta/incorreta, pensamento bom/mau e assim por diante. O contexto é que vai explicitar o que é desejado para a ocasião. O próprio articulista reconhece isso quando diz: “Palavras isoladas são para covardes...”
Vou fazer uma simplificação para traduzir o meu pensamento:
− AMIGO é aquela pessoa de ATITUDE, de ação concreta, que diante de uma necessidade, chega junto, e não fica só no discurso, nas intenções de fazer algo que nunca faz; AMIGO é produto escasso.
− COLEGA (companheiro) geralmente fica na INTENÇÃO, sem chegar a tomar uma atitude em relação a determinada situação; COLEGA (companheiro) há de sobra, e “de intenções o inferno está cheio”
Por fim, amigo é aquele que se doa em benefício de outro sem cobrar recompensas. Colegaou companheiro serve apenas para encher o tempo, não guarda com ele qualquer responsabilidade que vá além de uma simples saudação e ideias corriqueiras. Esses podem ser incluídos no “Princípio de Pareto” que diz: “De um universo de pessoas, 80% não estão nem aí para os seus problemas, e 20% estão felizes da vida porque você tem problemas”.
Veterano e escritor Espedito Moreira