sábado, 13 de dezembro de 2014

"Homenagem ao Cmt Uriburu, caluniado pela cnv",

 Emblema da AVCFN 2
ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
HOMENAGEM AO COMANDANTE URIBURU, CALUNIADO PELA cnv

   A AVCFN, instituição privada e sem atuação político-partidária, criada em 4 de maio de 1972, tem como Missão “Congregar Fuzileiros Navais, demais Militares e Civis, a fim de cultivar o Espírito de Corpo inerente aos Fuzileiros Navais e as tradições Navais, acompanhar o estado da arte da Marinha e, em situações extraordinárias, atender demandas da Sociedade, mantendo sempre o vínculo com a Marinha do Brasil”. Os Veteranos Fuzileiros Navais, seus Membros Natos, são os combatentes anfíbios da Marinha do Brasil, orgulhosos por ocupar privilegiada posição na Estratégia Nacional de Defesa – como parcela intrínseca do Poder Naval, somos a força expedicionária por excelência, capacitados a participar da mais complexa das Operações Navais, a Operação Anfíbia.
   Quando jovens, ingressamos voluntariamente no CFN e juramos defender a Pátria, mesmo que com o sacrifício da própria vida. Na peleja, ao fragor da metralha, aprendemos a importância do espírito de corpo, praticado mesmo após concluir o Serviço Ativo na Marinha, valor que transcende o círculo dos que usam o gorro de fita, alcançando militares de outros Corpos e Quadros da Marinha, das demais Forças e civis. Este Espírito de Corpo, diferente do corporativismo existente em determinados segmentos da Sociedade que não têm pudores para acobertar malfeitos praticados por seus integrantes, é a força que mantém os ideais que nos animaram e nos identificaram quando na Ativa, fortalecendo a união que caracteriza os Fuzileiros de Sempre.
   Invocamos este nobre sentimento que nos une para repudiar veementemente o relatório da pretensa comissão nacional da verdade, por haver incluído em seu relatório, acusando-os, sem qualquer fundamentação, de violações de direitos humanos, ilustres Chefes Navais, entre os quais o Associado Capitão-de-Mar-e-Guerra (Refº-FN) Uriburu Lobo da Cruz.
   Quem, como eu, teve o privilégio de servir com o Comandante Uriburu, bem conhece sua estatura moral e seu profissionalismo, sabe que ele sempre praticou o juramento que todos fazemos ao ingressar na Marinha – respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas e com bondade os subordinados – e tem certeza que ele é incapaz de haver cometido qualquer ato que justifique sua inclusão no citado relatório. Na realidade, sua inclusão é mais um indicador que permite questionar a credibilidade do trabalho realizado pela mencionada comissão.
   Assim, expresso o orgulho que a AVCFN tem em contar, no seu Quadro de Associados, com o Comandante Uriburu, exemplo, para todos, do real significado de Valor Militar e de Ética Militar.
ADSUMUS!

José Henrique Salvi Elkfury
Contra-Almirante (FN) – Presidente Nacional da AVCFN
Fonte: site da AVCFN -  www.avcfn.com.br

4 comentários:

Antonio Carlos Roque Pinto disse...

COLOCAR O COMANDANTE URIBURU LOBO DA CRUZ NA RELAÇÃO DEMONSTRA TODA A SORDIDEZ DESSA COMISSÃO COMPOSTA POR HIPÓCRITAS COMPRADOS PELA ESQUERDA VIL.COMANDANTE URIBURU É UNANIMIDADE NO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS.UMA PESSOA SIMPLES DE UMA BONDADE INCOMENSURÁVEL,DE UMA HIGIDEZ DE CARÁTER INQUESTIONÁVEL,INCAPAZ DE FAZER MAL A UM SER HUMANO POR CONTA DE SEUS PRINCÍPIOS ÉTICOS E MORAIS.TIVE O PRIVILÉGIO DE CONHECÊ-LO E CONVIVER COM ESSE GAÚCHO ALTIVO NOS ANOS 80, NO CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADESTRAMENTO DO CFN,HOJE CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE SÍLVIO DE CAMARGO,ADSUMUS.

Manoel Agostinho Lima Novo disse...

Eu tb servi com o Cmte Uriburú e por isto endosso as palavras do Alte. Elkfury sobre esta palhaçada que tenta fazer para encobrir a corrupção que assola o Brasil.

Jorge Gomes da silva disse...

JUNTO-ME AS MANIFESTAÇÕES DE REPUDIO A CITAÇÃO DO NOME DO COMANDANTE URIBURU NA RELAÇÃO DA CNV, POIS TODOS QUE TIVERAM A HONRA DE SERVIR COM O MESMO, SABEM DO SEU ESPIRITO HUMANITÁRIO, DA SUA SIMPLICIDADE, DO TRATAMENTO QUASE PATERNAL COM SEUS SUBALTERNOS, NO QUAL ME INCLUO. MILITAR CUJA CORTESIA E BONDADE ERAM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUANDO NA ATIVA. FICA AQUI REGISTRADO MEU REPÚDIO A ESTA INVERDADE DA CNV. Jorge Gomes DASILVA.

Anônimo disse...

Acabei de ver essa homenagem ao meu pai , vi que ele era querido por vocês, venho através desse comentário participar que, o mesmo faleceu no dia 31 de Dezembro de 2023.
Acho que essa informação não chegou para todos os amigos e irmãos de arma dele, portanto segue o comunicado.