terça-feira, 17 de março de 2015

Nota de Falecimento - Almirante Grego

     Participo, com tristeza, o falecimento do CAlte (Refº-FN) Álvaro Jorge de Ollivier Grego, ilustre Chefe Naval que presidiu a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - AVCFN.
     O Veterano Ulisses está organizando uma comitiva para o enterro, que deverá ocorrer no Cemitério São João Batista, amanhã, dia 18MAR, às 10h45.

     O Texto abaixo, constante da Revista AVCFN 40 Anos mostra a importância do Alte grego para nossa Associação, o que o fez merecedor da Medalha Mérito AVCFN.

ALMIRANTE GREGO

O CONSOLIDADOR

     O CAlte (Refº-FN) Álvaro Jorge de Ollivier Grego nasceu em Macaé (RJ), em 18 de junho de 1926, filho de Elias José Grego e Maria Magdalena de Ollivier Grego. Ingressou na Escola Naval em 2 de janeiro de 1945 e fez carreira no CFN, sendo promovido a Contra-Almirante em 31 de março de 1977. Foi transferido para a Reserva Remunerada em 13 de março de 1980, mas voltou ao Serviço Ativo em 16 de fevereiro de 1983, quando foi designado Presidente da Comissão de Desportos da Marinha, cargo exercido até 11 de maio de 1988. Foi Reformado em 18 de junho de 1994, quando completou a idade limite para permanência na Reserva.
     Em meados de 1995, sentindo os Associados a necessidade de ampliar a área de atuação da AVCFN e, consequentemente, ter maior projeção junto ao CFN e à Marinha, buscou-se convidar para a sua Direção Oficiais e Praças que tivessem trânsito fácil e credibilidade em todos os níveis e setores da Marinha, contribuindo, de forma direta, para o reconhecimento e engrandecimento da AVCFN. Foi, então, por sugestão do Tenente Sinésio ao Alte Edésio, levantada a idéia de propor para a Presidência o Alte Grego. Na AGE realizada em 07 de outubro de 1995 o Alte Grego foi indicado por aclamação para assumir a Presidência da AVCFN, agora já formalizada como Pessoa Jurídica de Direito Privado e de âmbito nacional.
     O Alte Grego, chefe e líder respeitado, em sua gestão reuniu Oficiais e Praças como colaboradores e estruturou e dinamizou a Associação, dando-lhe nova expressão. Aquele momento de mudança de visão foi historicamente significativo. O entrosamento entre o Alte Grego e o Tenente Sinésio foi primordial e essencial naqueles primeiros passos da nova visão da AVCFN. Foi esta junção de esforços que permitiu, também, a ampliação do quadro de Associados e a ativação das primeiras Seções Regionais.   


   É por dever que deixo aqui registrado os sentimentos de pesar da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - AVCFN, Associação Esportiva Saco e Maca – AESM (“Saco Mucho”),  em meu nome pessoal e de minha família aos familiares e amigos do saudoso Alte Grego, que o Bom Deus com sua infinita misericórdia acolha sua alma no Batalhão da Eternidade e conceda conforto aos seus familiares e amigos nessas horas de transição.
Por Lucio Lucena Diretor de Comunicação da AVCFN e Editor do Blog

Um comentário:

Paulo Cesar Ximenes disse...

Obrigado, Almirante Grego por tudo que fez pelo esporte ,especialmente pelo Futubol no Corpo de Fuzileiros navias. Que Deus console sua família.
Paulo Cesar Ximenes 651515.69
¨¨¨¨¨¨¨¨