segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Fique de olho em pessoas muito educadas


MINDINHO PROVAVELMENTE NÃO IRÁ PARAR NO TRONO DE FERRO - MAS JÁ TEM O TRONO DAS FALSIANES (FOTO: REPRODUÇÃO)
   Sabe aquela pessoa que está sempre te elogiando - mesmo quando você sabe que não há motivos para ser elogiado? O que, afinal, ela quer? Você pode até nos chamar de paranoicos, mas pesquisas recentes, publicadas na Society for Science and the Public, mostram que pessoas excessivamente educadas e lisonjeiras tinham uma tendência maior a trair colegas.
   Para chegar a essas conclusões, cientistas pediram que voluntários jogassem 'Diplomacia', um jogo de estratégia no qual participantes atuam como países antes da Primeira Guerra Mundial. O jogo não é baseado em dados, mas jogadores precisam fazer alianças e formar estratégias para prosseguir. Uma boa estratégia é fingir que está do lado de alguém e depois dar um golpe pelas costas da pessoa, no melhor estilo Game of Thrones. 
   Os pesquisadores escolheram o jogo para entender como os traidores se comportam - e identificar sinais de possíveis traições. O maior sinal, de acordo com suas observações, foi que os ~falsianes são extremamente lisonjeiros. Eles tinham uma tendência maior a trair os parceiros do que pessoas que falavam de forma mais rude. 
   A conclusão? Fique de olho em quem te elogia demais - e em quem usa muitos emojis sorridentes. 
   Via Science of Us

Nenhum comentário: