segunda-feira, 6 de junho de 2016

Veteranos da AVCFN no Sul do País


   A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN, composta de comitivas do Rio de Janeiro (que incluiu um Veterano de Manaus), Salvador, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, além dos Veteranos da SR Uruguaiana, esteve presente na cidade de Uruguaiana/RS de 16 a 20/SET/2015, onde participou de vários eventos, inclusive, das celebrações do sesquicentenário da retomada da cidade de Uruguaiana/RS. Cumpriu a seguinte programação:
   - 16/SET - Chegada das comitivas em Uruguaiana.
   - 17/SET - Visitou à Delegacia Fluvial de Uruguaiana, o Comando da 2ª BdaCMec, Brigada Charrua, (instalações que foram do então GptFNRG), o Mausoléu dos Fuzileiros Navais, participou do Cerimonial de Arriamento da Bandeira no Trevo dos Fuzileiros Navais, junto ao Busto do Sargento Borges, inaugurado oficialmente naquele dia, seguida de um delicioso jantar no Clube Naval, oferecido pela AVCFN Nacional.
   - 18/SET - Solenidade Militar pela manhã, no Obelisco, com representantes das FFAA dos três países da Tríplice Aliança, e, à noite, apresentação da Banda de música no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, seguida de mais um jantar no Clube Naval, por adesão, organizado pelo Veterano Jorge Vargas. e
20/SET - Desfile tradicionalista e retorno das comitivas aos seus lugares de origem.
   Vale ressaltar que três Veteranos (Lucena, Manoel e Dagoberto) da Comitiva do Rio de Janeiro, partiram no dia 10/SET com destino ao Rio Grande, onde visitaram o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande – GptFNRG, Casa do Marinheiro e participaram de eventos junto aos Veteranos daquela cidade, na Sede da Associação dos Militares da Reserva e Civis Aposentados da Marinha – AMIRCAM. Visitaram também o Chuí/RS, onde tiveram a oportunidade de conhecer o FAROL BARRA DO CHUÍ, localizado na praia de mesmo nome, exatamente no ponto extremo Sul do pais.
   No retorno, depois dos eventos em Uruguaiana, visitaram a cidade de Porto Alegre, Alambiques e Vinícolas nas Serras Gauchas, a Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina – EAMSC, em Florianópolis, e, por fim, um pernoite na Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas – BPVMA, em Curitiba, retornando ao RJ no dia 26/SET.
   BRAVO ZULU
   VIVA A MARINHA
   Por Lucio Lucena - Diretor de Comunicação da AVCFN.

Em Porto Alegre, tivemos um encontro com o Poeta, Escritor e Compositor Gilberto Chaves Tchê, que reside em Canoas/RS e veio nos encontrar no Hotel EKO RESIDENCE, no Centro Histórico de PoA. com quem tivemos uns longos e promissores dedinhos de prosas.  
Rio Grande, na AMIRCAM, onde foi servido uma deliciosa rabada a moda Ataliba! SHOW
Cmt Moisés, representando O VAlte Pontel Comandante do 5DN, na AMIRCAM
Veteranos da AMIRCAM posaram para uma foto com os Veteranos visitantes do RJ.
Na casa de Darzone no Rio Grande, com os Veteranos Bibiano e Ataliba, onde fomos recepcionados com um suculento churrasco a moda Bibiano. Show de bola
Praia e Farol da Barra do Chuí - Extremo Sul do Brasil
Escola de Apredizes Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis
CF - Ricardo Lhamas Guastini, Comandante da EAMSC com os Veteranos, Lucena, Dagoberto e Manoel.
Veteranos na EAMSC com os Intrutores Cmt Adirson Walter, Neron e Alunos daquela escola.
Veterano Neron, Instrutor da EAMSC
Veteranos pagando Flexão com os Alunos, mostrando para a juventude, que, mesmo na inatividade, continuamos ativos!
Na casa de Neron em Florianópolis, onde fomos recepcionados com um delicioso jantar a moda gaúcha, com outros Veteranos daquela SR. 
Por fim, na Briga Paranaense de Viaturas Militares Antigas - BPVMA, onde pernoitamos no Hotel de Transito daquela Brigada, cortesia do Anfitrião Beto e demais Veteranos daquela Seção Regional, pra variar, com direito ao almoço no restaurante do Beto e mais um saboroso churrasco a noite, na Brigada. Só Alegria! ADSUMUS!
Abaixo, fotos das visitas aos 4 Alambiques das Serras Gaúchas, onde são produzidas excelentes Cachaças Artesanais. Como não sou de aço, desgustei um pouco de todas elas, PENSE...!
Click AQUI  e veja mais fotos dos eventos no site da AVCFN. 

Nenhum comentário: