terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Dia do Marinheiro - Mensagem da Presidente

Mensagem da Senhora Presidenta da República por ocasião do Dia do Marinheiro
Ao celebramos, em 13 de dezembro, o Dia do Marinheiro, reverenciamos a memória de um grande brasileiro, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Sua dedicação ao País e à Marinha é exemplo para marinheiros e para todos os brasileiros e, por isso, ao relembrá-lo, realizamos um exercício de patriotismo e também de inspiração.
Quase toda a vida do Almirante Tamandaré foi dedicada à Marinha. Participou com bravura de vários combates no mar, portando-se como cavalheiro nas vitórias. Vivenciou guerras e revoluções separatistas e atuou intensamente no âmbito militar. Como reconhecimento aos relevantes serviços prestados, foi consagrado Herói da Pátria em 13 de dezembro de 2004.
Espelhando-se em seu Patrono, a Marinha do Brasil mantém a determinação e a perseverança necessárias para o cumprimento da sua missão constitucional. Atua, no âmbito nacional e internacional, com grande profissionalismo e espírito humanitário, o que orgulha a todos nós brasileiros.
Neste ano, nós nos emocionamos e nos orgulhamos com a ação da Corveta Barroso que, a caminho do Líbano, para assumir como Navio-Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), resgatou 220 migrantes no Mar Mediterrâneo, proporcionando-lhes hidratação, alimentação, conforto e solidariedade até um porto seguro. No Brasil, destaco a participação da Marinha nas ações de assistência e monitoramento que se seguiram ao rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, abrigando em suas instalações um Centro de Operações e deslocando navios e pessoal especializado em apoio aos órgãos federais e estaduais.
A prontidão e disponibilidade para atuar em situações emergenciais nos mostra que o espírito de Tamandaré segue influenciando a Força Naval. Para que possa fazê-lo sempre com competência e tempestividade, demos continuidade ao esforço para incorporação de meios a fim de ampliar e aprimorar capacitações da Marinha do Brasil.
Destacamos o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, uma das cinco melhores plataformas de pesquisas do mundo, que tem permitido significativo ganho à nossa comunidade científica. Lembramos, ainda, o Navio Doca Multipropósito Bahia, cuja incorporação manterá a capacidade anfíbia da Marinha, além de incrementar facilidades de comando e controle e de atuar em desastres naturais.
Marinheiros, Fuzileiros Navais e servidores civis que, incansavelmente, trabalham em prol dessa instituição secular, recebam os cumprimentos, o reconhecimento, a admiração e a confiança da Presidenta da República e de toda a Nação. Parabéns à Marinha do Brasil!
DILMA ROUSSEFF
Presidenta da República Federativa do Brasil

Nota de BONO de Nº 869 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2015
Por Lucio Lucena
Assessor da Presidência da AVCFN, Editor do Blog
Visite o site: www.avcfn.com.br

Um comentário:

Miguel Felix Barbosa disse...

Ninguém da 'golpe de estado' sem apoio das Forças Armadas! Quem tem 'fuleco', tem medo! Repercuti no facebook, twuitter, etc... Adsumus!