segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ESCOLA NAVAL - Entrega do Espadim 2016 Turma Almirante Protógenes




Nota do Blog: A Matéria abaixo é independente do vídeo acima.



Escola Naval, a mais antiga instituição de ensino do Brasil, é consagrada pela sua tradição e compromisso com a formação de futuros líderes da Marinha... futuros líderes? Bom, é o que veremos!

Uso como base de meu argumento o testamento do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha.

“Exijo que meu corpo seja vestido somente com camisa, ceroula e coberto com um lençol, metido em caixão forrado de baeta, tendo uma cruz na mesma fazenda, branca, e sobre ela colocada a âncora verde que me ofereceu a Escola Naval em 13 de dezembro de 1892"

Das poucas coisas que Almirante Tamandaré exige em seu enterro, a âncora verde que recebeu da Escola Naval está em destaque, demonstrando o orgulho e gratidão que tem à essa instituição. Essa característica está presente até os dias de hoje nos Sentinelas dos Mares (Aspirantes da Escola Naval), jovens que não exigem regalias e deixam o conforto de seus lares para servir o país. Pedem apenas de sua Nação o direito de servi-la envergando a farda que lhe traz muito orgulho e dedicando corações e mentes à defesa nacional.

“Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir à minha Pátria e prestar algum serviço à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva: Aqui jaz o Velho Marinheiro.”


Almirante Tamandaré, mesmo atingindo o posto de Oficial General, não se exalta pelo posto que alcançou, sim pelo serviço prestado à pátria através da Marinha e, além disso, pela sua aptidão de Marinheiro. Esses são valores até hoje cultuados na Escola Naval.
Agora faço-lhes uma pergunta, são esses Aspirantes, forjados na mesma Escola que Almirante Tamandaré, líderes do futuro? A resposta é clara: foram líderes no passado e serão no futuro, mas o principal, JÁ SÃO LÍDERES NO PRESENTE!
Sentinelas dos Mares, continuem servindo seu país, cultuem suas tradições e vislumbrem o futuro. VIVA A MARINHA

Autor: Sentinela do Mar

A página Liderança em Pauta agradece aos Aspirantes da Escola Naval pelo exemplo prestado à sociedade e pelos serviços à Nação.

Nenhum comentário: