sábado, 19 de agosto de 2017

Veteranos FNs Visitam o Sul da Bahia


Atualizada em 19/AGO/9h40min

Virtude de nossa próxima excursão para Curitiba e Foz do Iguaçu na segunda quinzena de setembro/2017, vale a pena ver de novo... 
Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro
     Por Lucio Lucena
    Em continuidade ao nosso trabalho de divulgação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN, no dia 23 de março próximo passado, partiu da cidade do Rio de Janeiro uma comitiva de Veteranos da AVCFN e da Associação Esportiva Saco e Maca – AESM (o popular Saco Mucho) composta de 33 pessoas, entre Associados e familiares, a fim de participar de um Campeonato de ALIADO na cidade de Canavieiras/BA e fazer uma visita a Costa do Descobrimento do Brasil (cidade de Porto Seguro) no Sul da Bahia. Chegando em Canavieiras, juntou-se a comitiva, mais três casais, dois vieram de Salvador/BA e um de Itapemirim/ES, completando assim 39 participantes.
     Na cidade de Canavieiras, o Anfitrião foi o Mestre Jaime, o qual nos recepcionou em seu Sítio “Santa Sofia” localizado na Ilha de Atalaia, com um apetitoso churrasco no dia 24/MAR, onde ocorreu o Campeonato de Aliado, sagrando-se campeão a dupla de Veteranos Lisboa e Edmilson, da Confraria de Aliado daquela cidade, e vice-campeão os Veteranos Neves e Dias da AESM. No dia 25 foi a vez do prazeroso passeio de barco, oferecido pelo Mestre Jaime, e em seguida, um TUR pela bela cidade Canavieiras, quando paramos frente a Prefeitura Municipal para uma foto com a faixa de nossa estimada AVCFN.
     Já em Porto Seguro, iniciamos nossa programação no dia 27/MAR, com uma visita ao Centro Histórico, no dia 28 fomos recepcionados na Delegacia da Capitania dos Portos daquela cidade, pelo Delegado Capitão de Corveta (T) André Teixeira e o Ajudante Capitão de Corveta Danilo. Após a recepção aos Veteranos, o Comandante André Teixeira nos conduziu para o auditório, onde proferiu uma palestra sobre todos os aspectos da Delegacia, em seguida, fizemos uma visitação guiada às instalações da Unidade, logo após foi servido um delicioso Coquetel, e, por fim, a entrega de lembranças pelas partes, Delegacia e Comitiva, seguida de uma foto com a faixa da AVCFN e os tradicionais HURRAS. 
    No dia seguinte 29/MAR estava programado um passeio de escuna para a comitiva, mas, infelizmente, devido ao mal tempo, foi cancelado. Virtude do cancelamento do passeio, foi improvisado um delicioso churrasco nas dependências da Pousada Navegantes, onde estávamos hospedados.
 No dia 30 apesar do tempo chuvoso, fizemos um passeio pelas cidades e praias de Trancoso e Arraial da Ajuda, dando assim por encerrado nossa programação naquela aconchegante Cidade Turística do Descobrimento.
     No dia 31/MAR, pernoitamos na cidade de Guarapari/ES e no dia 1 de abril, foi a vez de uma agradável visita guiada ao Alambique da Cachaça do Gerente, localizado na Via Costeira a 26 km da cidade, dando assim por encerrada nossa programação da inesquecível Excursão.
     Deixo aqui registrado os agradecimentos, em nome de toda comitiva, ao Veterano Jaime pela calorosa recepção naquela aconchegante cidade litorânea do Sul da Bahia, CANAVIEIRAS, assim como ao Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro, Comandante André Teixeira e seu Ajudante Comandante Danilo, pela fidalguia dedicada a comitiva de Veteranos por ocasião de nossa visita àquela delegacia e durante toda nossa permanência na abençoada Costa do descobrimento. Não podia deixar de agradecer, também, a Empresa de Transportes Única, na pessoa do Senhor Rogério, pelo apoio dedicado a nossa estimada AVCFN, bem como aos motoristas Bento e Justen, que nos conduziram aos nossos objetivos de maneira segura e cortês. Ao Senhor Ademar do Alambique da Cachaça do Gerente e ao Dr. Agostinho Lima Novo, nossa gratidão pela recepção e explanação sobre a destilação do precioso líquido genuinamente brasileiro.
     Um agradecimento muito especial a toda comitiva de Veteranos(as) pelo comportamento exemplar peculiar da Família Naval, demostrado do início ao final do nosso inesquecível passeio, assim como a todos que direta, ou indiretamente contribuíram para o sucesso da missão.
    BRAVO ZULU!
    ADSUMUS!
A dupla campeã do Torneio de Aliado, Veteranos Lisboa e Edmilson 
Prefeitura Municipal de Canavieiras

No Cais de Canavieiras, aguardando o barco para o passeio
Parada para cafezinho, próximo a Eunápolis
Primeira noite em Canavieiras, nos restaurantes do Cais
Parada numa ilha para banho e foto
Frente a casa do Mestre Jaime
 
Despedindo do Mestre Jaime em Canavieiras
A seguir, visita a Delegacia da capitania dos Portos de Porto seguro
Comandante Sérgio sendo recepcionado pelo Delegado Cmt André Teixeira 
Cmt Sérgio apresentando os coordenadores Lucena e Manoel
Foto a frente da Delegacia
Comandantes Sérgio e André Teixeira e os coordenadores Lucena e Manoel
Apresentação da tripulação
Foto seguida dos tradicionais HURRAS
Entrega de lembranças da visita pelas partes
Brinde da AVCFN ao Comandante André Teixeira e Comandante Danílo
 Centro de Porto Seguro
A seguir, passeio por Trancoso e Arraial D'Ajuda
Marco Zero no Centro Histórico de Porto Seguro
Vista pro mar no Centro Histórico
As três últimas foram no Alambique da Cachaça do Gerente
Sr. Ademar, proprietário do Alambique, a frete da foto apreciando os HURRAS!

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo passeio as fotos estão show adsumus

Anônimo disse...

Seria bom anualmente fazer uma viagem mudando de estado ad5

Anônimo disse...

Seria bom anualmente fazer uma viagem mudando de estado ad5

Anônimo disse...

Seria bom anualmente fazer uma viagem mudando de estado

BEZERRA disse...

os particTodos ipantes desse tão importante evento estão de parabéns. Bravo Zulu para todos. Não foi possível a minha presença, haja visto estar em outra cerimônia na cidade de Porto Nacional em Palmas (TO). SG-FN-ES-77.0570.66 LUIZ RAIMUNDO BEZERRA.

Anônimo disse...

Todos os participantes desse tão importante evento estão de parabéns. Bravo Zulu para todos. Não foi possível a minha presença, haja visto estar em outra cerimônia na cidade de Porto Nacional em Palmas (TO). SG-FN-ES-77.0570.66 LUIZ RAIMUNDO BEZERRA.

Poeta Mauro Leal disse...

Parabéns pela divulgação desta conceituada e maravilhosa Associação. Show de bola.