segunda-feira, 1 de maio de 2017

Guia de Orientação e Prevenção a Golpes

Apesar do texto muito extenso, vale a pena dar uma lida, principalmente no tocante aos principais golpes que sofremos no dia-a-dia!
Publicação copiada da GUIA DE ORIENTAÇÕES E PREVENÇÃO A GOLPES do EB.
FIQUE DE OLHO...!
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
GABINETE DO COMANDANTE DO EXÉRCITO
CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO EXÉRCITO
GUIA DE ORIENTAÇÕES E PREVENÇÃO A GOLPES/DCI/SA2

     Esta cartilha tem por finalidade orientar o público interno (militares da ativa e da reserva, pensionistas, familiares e servidores civis), a fim de que possam se prevenir quanto a ações de atores hostis (golpistas) ou quadrilhas.
INTRODUÇÃO
 1. Diariamente, diversos tipos de golpes têm sido aplicados por quadrilhas especializadas ou elementos hostis, em militares da reserva e pensionistas, notadamente nos idosos.
2. Os estelionatários têm revelado possuir grande conhecimento sobre dados pessoais das vítimas, o que tem facilitado a ação hostil.
3. A grande incidência dos golpes tem-se perpetrado em razão da falta de informação por parte das pessoas ou do excesso de ambição.
 4. Assim, foi produzida esta cartilha, com o objetivo de informar aos militares, inativos e pensionistas sobre as diversas modalidades de golpes e de propor medidas de segurança para salvaguardar o público interno.
REGRAS BÁSICAS DE PROTEÇÃO CONTRA GOLPES
1. Nunca aceite ajuda de estranhos, especialmente em bancos.
2. Não forneça ou confirme dados particulares por telefone, pois você não sabe quem está do outro lado da linha. Oriente seus familiares e sua secretária do lar a respeito.
3. Jamais reaja a assaltos ou sequestros.
4. Cuidado com sua documentação pessoal.
5. Desconfie de ofertas generosas.
6. Procure tratar pessoalmente assuntos com as instituições financeiras credenciadas.
7. Não seja ingênuo. Dinheiro fácil não existe. Seja prudente quando tratar de assuntos financeiros.
8. Nunca deposite dinheiro na conta de desconhecidos.
9. Controle sua ambição.
10. Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.

6/28) 4.1 GOLPE DA PASSAGEM AÉREA
O estelionatário vende uma passagem aérea com preço muito abaixo do de mercado, alegando ser fruto de bônus de cartão de milhagem. A vítima compra-a e, no momento do embarque, ocasião em que é solicitada a identidade, é notificada que a passagem foi adquirida com cartão roubado, sendo impedida de realizar a viagem e acusada de conluio no golpe. FIQUE ATENTO: NÃO ACREDITE EM OFERTAS MUITO GENEROSAS E DE PESSOAS ESTRANHAS. SOMENTE COMPRE PASSAGENS DE COMPANHIAS OFICIAIS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................7/28) 4.2 GOLPE DO EMPRÉSTIMO E FINANCIAMENTO EM NOME DE MILITAR FALECIDO
O estelionatário, com informações privilegiadas, aproveitando-se do período imediato ao falecimento de um militar, em que a família ainda se encontra abalada, realiza um empréstimo em instituições financeiras civis utilizando-se de dados do falecido. Os fraudadores, por vezes, obtêm sucesso em algumas empresas que oferecem crédito fácil sem comprovação de renda, apenas apresentando documentos forjados ou roubados. FIQUE ATENTO: ATENÇÃO COM A DOCUMENTAÇÃO DE PESSOAS DA FAMÍLIA QUE FALECERAM, TAIS COMO CONTRACHEQUE, CPF e IDENTIDADE. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................8/28) 4.3 GOLPE DO PECÚLIO
A vítima recebe telefonema ou correspondência de uma pessoa que alega ser funcionário de associação, de empresa de previdência privada ou um Oficial do Exército, informando sobre um suposto saldo de pecúlio a receber e oferecendo o saque imediato. O estelionatário solicita que seja efetuado um depósito correspondente a 10% do valor que a vítima teria a receber em uma conta corrente indicada. Por estar de posse de dados pessoais como nome, CPF, endereço, número da conta, etc, o estelionatário deposita na conta corrente da vítima um cheque furtado/roubado, que fica bloqueado por mais de 24 horas e depois é sustado. FIQUE ATENTO: NÃO FORNEÇA OU CONFIRME SEUS DADOS A ESTRANHOS. SOMENTE TRATE DE ASSUNTOS FINANCEIROS EM INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................9/28) 4.4 GOLPE DO FALSO SEQUESTRO
O estelionatário liga para a vítima e diz que sequestrou algum parente da mesma. Ele exige que uma quantia em dinheiro seja depositada em uma conta corrente e não permite que a pessoa desligue o aparelho. FIQUE ATENTO: ORIENTE TODAS AS PESSOAS DA CASA A NÃO FORNECEREM DADOS PESSOAIS, SOBRETUDO POR TELEFONE. SÃO ESSAS INFORMAÇÕES QUE OS MELIANTES USAM PARA DAR MAIS CREDIBILIDADE AOS GOLPES. ALÉM DISSO, SEQUESTRADORES NÃO SOLICITAM QUE NÃO SE DESLIGUE O TELEFONE. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................10/28) 4.5 GOLPE DE PARENTES EM DIFICULDADE
O estelionatário se passa por um parente em apuros e pede por telefone que a vítima deposite uma quantidade de dinheiro para socorrê-lo. FIQUE ATENTO: NÃO TRATE DE ASSUNTOS FINANCEIROS AO TELEFONE. DESLIGUE-O E LIGUE PARA A PESSOA CONHECIDA. NÃO DEPOSITE DINHEIRO NA CONTA DE DESCONHECIDOS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................11/28) 4.6 GOLPE DO CONSÓRCIO O falsário utiliza uma empresa de fachada e induz a vítima a ingressar em grupos de consórcio, mediante o pagamento antecipado de taxas, bem como a prestação mensal de cotas pelo período mínimo de 12 meses. Decorrido o prazo, a “empresa” fecha e a pessoa fica com o prejuízo. FIQUE ATENTO: CERTIFIQUE-SE SEMPRE DE QUE A EMPRESA É CADASTRADA E POSSUI SOLIDEZ NO MERCADO, ANTES DE FECHAR NEGÓCIOS. CUIDADO COM DINHEIRO RÁPIDO E FÁCIL. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................12/28) 4.7 GOLPE DO FALSO GERENTE DE BANCO
O estelionatário ou ladrão, passando-se por funcionário do banco, após organizar a fila, recolhe dos clientes as guias de depósito com dinheiro, pedindo que aguardem o recibo por alguns instantes e sai rapidamente do local. FIQUE ATENTO: MANTENHA SIGILO ABSOLUTO SOBRE A SENHA DE SUA CONTA BANCÁRIA. NÃO ACEITE AJUDA DE ESTRANHOS. CONFIRME QUEM É FUNCIONÁRIO DO BANCO, ANTES DE SOLICITAR AUXÍLIO. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................13/28) 4.8 GOLPE DO BILHETE PREMIADO
O estelionatário, dizendo ser de outro Estado, afirma que a vítima tem um prêmio a receber e convence-a a acompanhá-lo até o local de recebimento da premiação. O bilhete é oferecido por preço irrisório. Recebido o valor combinado o estelionatário foge. FIQUE ATENTO: DINHEIRO FÁCIL NÃO EXISTE. NÃO SEJA INGÊNUO. DESCONFIE DE PESSOAS ESTRANHAS COM OFERTAS MUITO GENEROSAS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................14/28) 4.9 GOLPE DA PROMOÇÃO DE PROGRAMA DE TV
O meliante liga para a residência da vítima, dizendo ser da produção de um programa de televisão, que a pessoa foi sorteada e tem prêmios a receber. No entanto, para validar a ação, a vítima deve comprar cartões de telefone e recarregar o número do celular orientado pelo estelionatário. FIQUE ATENTO: NINGUÉM DÁ DINHEIRO DE GRAÇA. ALÉM DISSO, AS EMPRESAS DE TV SÓ DISTRIBUEM PRÊMIOS PARA QUEM SE CADASTRA. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................15/28) 4.10 GOLPE DA MENSAGEM PREMIADA VIA CELULAR
Estelionatário envia mensagem para o celular da vítima, informando que ela ganhou um prêmio e que para recebê-lo deverá depositar uma quantia em dinheiro na conta corrente do meliante. Após o depósito, a pessoa percebe que foi vítima de um golpe e fica com prejuízo. FIQUE ATENTO: NÃO ACREDITE EM PROMOÇÕES ENVIADAS POR MENSAGEM DE TEXTO PARA O CELULAR. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................16/28) 4.11 GOLPE DO PRÊMIO DA EMPRESA DE TELEFONIA
Meliante liga para a vítima, dizendo ser da empresa de telefonia, informando que ela ganhou um prêmio e que, para recebê- lo, terá que comprar cartões telefônicos. LEMBRE-SE: AS EMPRESAS TELEFÔNICAS NÃO LIGAM PARA A RESIDÊNCIA DOS CLIENTES SOLICITANDO QUE SEJAM ADQUIRIDOS PRODUTOS E MUITO MENOS CARTÕES TELEFÔNICOS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................17/28) 4.12 GOLPE DA SUPOSTA EMPRESA DE TELEFONIA
Estelionatário, passando-se por funcionário da empresa concessionária de telefonia, liga para o celular da vítima dizendo que foi detectado um defeito naquele aparelho e solicita que a pessoa digite um número por ele fornecido. Com esta simples ação, o meliante clona o número da linha e a utiliza de forma indiscriminada, realizando ligações interurbanas e internacionais. FIQUE ATENTO: AS EMPRESAS TELEFÔNICAS NÃO LIGAM PARA OS CELULARES DOS CLIENTES SOLICITANDO QUE SEJAM DIGITADOS NÚMEROS NO APARELHO. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................18/28) 4.13 GOLPE DA PIRÂMIDE OU PROGRAMA DE AJUDA MÚTUA
Genericamente consiste em um sistema, fraudulento ou não, usado para coletar dinheiro ou benefícios por meio de um fluxo supostamente “sem fim” de novos participantes ou “recrutas”. A função de cada novo participante é sistematicamente: a. dar dinheiro para os golpistas/recrutadores; e b. cooptar novos participantes que paguem para o esquema. Uma variante desse esquema, com estrutura piramidal, é a “Pirâmide do Tipo Ponzi”. Neste caso, os criadores da fraude costumam manter contato direto com todos os envolvidos. FIQUE ATENTO: AS PIRÂMIDES CONSTITUEM CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR PREVISTO NO ART 2º, IX DA LEI Nr 1.521/51: “IX – obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos.” (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................19/28) 4.14 GOLPE DA AÇÃO JUDICIAL
 Militares da reserva são contatados, via telefone e por correio (falso informativo), por um cidadão que se apresenta como advogado, representante jurídico dos inativos e pensionistas, o qual informa sobre o ganho de uma ação judicial coletiva. O meliante solicita ao militar que ligue para um telefone e informe-se (com um outro fraudador) sobre o número da conta em que deverá ser efetuado o pagamento referente às custas processuais. FIQUE ATENTO: POR MAIS ANIMADORA QUE SEJA A NOTÍCIA DE RECEBER UMA RAZOÁVEL QUANTIA EM DINHEIRO, NÃO SE DEIXE ENGANAR. A PRÁTICA JUDICIAL NÃO PREVÊ LIGAÇÕES PARA COMUNICAR ÊXITO EM AÇÕES NA JUSTIÇA. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................20/28) 4.15 GOLPE COM A CÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE
O golpe é aplicado utilizando-se a cópia da carteira de identidade. Na maioria das instituições ou estabelecimentos comerciais que concedem crédito faz-se necessária a apresentação da cópia de vários documentos como, por exemplo, a identidade militar. Assim, em algum momento, por descuido do funcionário ou até mesmo com a sua conivência, a cópia da identidade é extraviada para uso indevido. Alguns golpistas estão se aproveitando dessa cópia para realizar empréstimos em instituições bancárias. Após certo tempo, quem recebe a cobrança das parcelas do empréstimo é a pessoa proprietária da identificação. FIQUE ATENTO: COM INTUITO DE PREVENIR ESSA AÇÃO, ENFATIZA-SE A NECESSIDADE DE, AO ENTREGAR CÓPIA DE DOCUMENTOS EM ALGUMA INSTITUIÇÃO OU ESTABELECIMENTO COMERCIAL, INSERIR DUAS LINHAS SOBRE O DOCUMENTO E ESCREVER A FINALIDADE DAQUELA CÓPIA. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................21/28) 4.16 GOLPE DO FUSEX
Uma pessoa procura militares da reserva ou pensionistas, se dizendo funcionário do FUSEX e que está fazendo o recadastramento de beneficiários para substituição do cartão. Depois de preencher um falso questionário, o estelionatário diz que esta substituição tem um custo, normalmente muito baixo, mas que ele – suposto funcionário – não pode receber em dinheiro e solicita o preenchimento de um cheque. Posteriormente, esse cheque é adulterado com valor a maior. É comum o golpista se oferecer para preencher o cheque, deixando espaços para futura alteração de valor. FIQUE ATENTO: O FUSEX NÃO ENVIA FUNCIONÁRIOS À CASA DE MILITARES OU PENSIONISTAS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................22/28) 4.17 GOLPE PELA INTERNET
A pessoa recebe um e-mail sobre os mais diversos assuntos (cobrança, informações em geral ou mesmo correntes de ajuda - principalmente com fotos de crianças desaparecidas), enviados em nome de uma empresa. Ao clicar em algum link ou ao abrir algum arquivo executável (extensão.exe) do e-mail, é instalado no computador da vítima um arquivo conhecido por “Trojan” (Cavalo de Tróia). Esses “Trojans” são capazes de capturar suas senhas, números de cartões e até mesmo alterar o endereço de destino do seu provedor de Internet, programando o discador para se conectar em outro provedor não solicitado. FIQUE ATENTO: NÃO ABRA E-MAILS DESCONHECIDOS. DELETE-OS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................23/28) 4.18 GOLPE DO FALSO CORONEL
Apresentando-se como coronel, o golpista liga para o pessoal de serviço da OM, solicitando apoio para rebocar seu veículo. Para convencer a vítima, pede urgência, dizendo que está com familiar doente e não pode esperar pelo reboque. O golpista pede o nome e o número do telefone celular do motorista ou de quem vai prestar o apoio. Pouco tempo depois, liga para esse número, solicitando que compre créditos para celular. Diz que é para fazer ligações urgentes e que fará o ressarcimento assim que chegar ao local. Para validar sua história, pede que compre remédios para o familiar que passa mal. Na realidade, tudo é uma farsa. Se o apoio é negado, o golpista solicita o acionamento de um táxi por intermédio da OM, com vistas a sustentar a veracidade do golpe. Ato contínuo, tenta aplicar o golpe no taxista valendo-se da condição de militar. FIQUE ATENTO: TODAS AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS FEITAS POR SUPOSTOS INTEGRANTES AO PESSOAL DE SERVIÇO DEVEM SER COMUNICADAS AO SCMT DA OM (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................24/28) 4.19 GOLPE BANCÁRIO
O estelionatário deposita um valor considerável na conta corrente da vítima. Em seguida, liga para a vítima informando que se trata de um erro por parte do banco e tenta persuadir-la a ficar com parte do valor. A vítima acaba realizando uma movimentação bancária validando, com isso, o referido Golpe. No mês subsequente, a vítima verifica que com a movimentação bancária feita anteriormente validou um empréstimo bancário em seu nome. FIQUE ATENTO: DESCONFIE DE QUALQUER DEPÓSITO BANCÁRIO NÃO PROGRAMADO. PROCURE SEU GERENTE DE CONTA. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................25/28) 4.20 GOLPE DOS INGRESSOS FALSOS
O Golpe é aplicado através de promoções de ingressos ofertados nos sites para diversos shows e/ou eventos, tais como: - UFC; - shows de artistas; - viagens em cruzeiros; - copa das confederações; - copa do mundo; etc... FIQUE ATENTO: ANTES DE EFETUAR QUALQUER TRANSAÇÃO, VERIFIQUE A REPUTAÇÃO DO SITE NOS FÓRUNS. NÃO ACREDITA EM PROMOÇÕES MUITO GENEROSAS. A AQUISIÇÃO DE INGRESSOS SÓ É SEGURA EM AGÊNCIAS CREDENCIADAS. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................26/28) 4.21 GOLPE DA RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO
O militar recebe telefonema de uma pessoa que se diz representante de instituição financeira oferecendo renovação de empréstimo com juros menores. Para isso, solicita o identificador da margem consignável do contracheque da vítima. Em seguida, a vítima recebe um depósito de um valor considerável na sua conta corrente. Ato contínuo, o estelionatário liga novamente para a vítima dizendo que o valor depositado tratava-se de equívoco e solicita que a vítima devolva parte do valor em uma conta corrente por ele indicada. No mês seguinte a vítima é surpreendida com o desconto em contracheque da 1ª parcela de empréstimo (feito em seu nome pelo estelionatário de posse de seu identificador da margem consignável). FIQUE ATENTO: JAMAIS INFORME SEU IDENTIFICADOR DA MARGEM CONSIGNÁVEL POR TELEFONE E DESCONFIE DE QUALQUER DEPÓSITO BANCÁRIO NÃO PROGRAMADO. PROCURE SEU GERENTE DE CONTA. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................27/28) 4.22 GOLPE DO TÍTULO PROTESTADO
A vítima recebe uma correspondência supostamente de Cartório de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas. A correspondência sugere que a vítima está negativada junto aos órgãos de proteção ao crédito, possui pendência junto ao Banco do Brasil e que esta pendência foi protestada e registrada em Cartório. Juntamente com a correspondência, é enviado, em anexo, um boleto bancário para quitação da suposta dívida. FIQUE ATENTO: CONFIRME JUNTO AO BANCO E ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO TODA INFORMAÇÃO RECEBIDA POR MEIO DE CORRESPONDÊNCIA. (Cartilha de Golpes.................................................................................................................................28/28) 5. CONCLUSÃO

Nunca acredite em pessoas estranhas com propostas muito vantajosas. As instituições financeiras, as seções de inativos e pensionistas e outras organizações não enviam funcionários à residência de ninguém, solicitando qualquer tipo de recurso ou valor em dinheiro. FIQUE ATENTO: NÃO SEJA INOCENTE. EM RELAÇÃO A GOLPES, O MAIS IMPORTANTE É A PREVENÇÃO.

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