quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Marinha celebra o “Dia dos Veteranos”

Cerimônia do “Dia dos Veteranos” na Casa do Marinheiro no Rio de Janeiro

No dia 10 de outubro, foi comemorado o primeiro “Dia dos Veteranos” da Marinha, em um evento realizado na Casa do Marinheiro, no Rio de Janeiro (RJ). Depois de sete anos com o nome de “Dia dos Inativos”, a mudança de nomenclatura da data se deu por representar melhor os militares e servidores civis que se encontram na reserva, reformados ou aposentados. O Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, destacou em sua Ordem do Dia que o novo nome é uma forma de homenagear “pessoas oriundas de distintos locais do país, que se identificaram com os valores e tradições de nossa Instituição e a honraram com dedicação e entusiasmo”.
A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que afirmou: “A Força Naval é uma instituição que vive muito de suas tradições e história”. O Comandante da Marinha destacou ainda que “a ligação entre os que se dedicaram à Marinha e os mais modernos deve ser honrada pois somos herdeiros da honra e glória dos veteranos”. Para representar o reconhecimento da Marinha com os que se dedicaram à Força Naval, um grupo de Oficiais, Praças e Servidores Civis recebeu, durante a cerimônia militar, o Distintivo do Veterano da Marinha.
O Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho foi um dos agraciados com o Distintivo e ressaltou a importância do Dia dos Veteranos: “O evento é um reconhecimento pelo que fizemos na Marinha, além de proporcionar a possibilidade de reencontrarmos os amigos”. Já a Servidora Civil aposentada Dione da Silveira Coutinho Massi, também agraciada, conta que ficou muito feliz com a lembrança e o convite para participar da cerimônia: “Achei especialmente gratificante o fato de prestigiarem o pessoal civil, demonstra que os colegas que deixamos na Marinha ainda guardam boas lembranças da gente”.
A data escolhida para a celebração, 10 de outubro, remete ao dia da assinatura do Decreto 49.096/1960, que criou o então Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha, hoje Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha. O Almirante de Esquadra Alfredo Karam, ex-Ministro da Marinha, destacou: “O Dia dos Veteranos demonstra que se lembram de nós e do que fizemos e deixamos na Marinha”. O Almirante Karam finalizou: “A máxima é verdadeira, recordar é sempre viver, e é uma satisfação encontrar os companheiros e celebrar este nosso dia”.


Comemoração do “Dia dos Veteranos”

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns aos organizadores desse evento maravilhoso.

Anônimo disse...

E o salário? E os 28,86%?