domingo, 14 de janeiro de 2018

Transferência das Seções do Submarino Riachuelo

Foto linha do tempo
     A Marinha do Brasil (MB) e a empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) transferiram, neste final de semana, para o Estaleiro de Construção, na Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, três seções unidas do S40 Riachuelo, o primeiro submarino convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O programa prevê outras três unidades convencionais e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
     O trajeto, de cerca de cinco quilômetros, foi percorrido em 11 horas, começando na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), que também fica em Itaguaí. A operação logística exigiu um planejamento de meses e incluiu a retirada de trechos da rede elétrica. Neste domingo, ocorreu a etapa mais complexa da operação, com interrupções pontuais do tráfego na BR-493, para dar passagem ao veículo especial (prancha móvel) de 320 rodas que transportou as 619 toneladas das três seções, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura.
     As duas seções restantes do Riachuelo, pesando 487 toneladas e medindo 30 metros, serão, em breve, transferidas, separadamente, para o Estaleiro de Construção, onde o submarino entrará em montagem final, a fim de ser lançado ao mar no segundo semestre de 2018.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

2 comentários:

Anônimo disse...

é o momento de lembrar das instalações
de lançamento de mísseis que misteriosamente explodiram. Quem? Como? e por quê?

Anônimo disse...

Infelizmente serviu de lição para nós,essa perda de vidas preciosas e materias carissímos.Sabemos que foi sabotagem estrangeira e de país mui amigo.SÓ não podemos provarnem acusar no momento um dia virá á tona.Pronto falei...