Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/
Suboficial Radiche com camisa azul |
Com muita tristeza, comunico o falecimento do CT ( A-FN Refo) José CORCINO de Macêdo (muito
conhecido por Tenente Corsino) ocorrido no final da tarde de ontem 15/JAN/2023 (domingo) no Hospital São Lucas em Natal-RN.
O Velório será realizado a partir das 10 horas de hoje no Centro de Velório do Morada da Paz, Emaús, sepultamento às 17 horas com uma missa a ser realizada uma hora antes.
O Saudoso CORCINO era praça de 1950, posteriormente passou para o Quadro de Oficial Auxiliar (QOA-FN). Um militar exemplar, amigo e altamente competente. Muito contribuiu com a grandeza do nosso Glorioso Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Foi um dos sócios e professor de matemática do curso Paranapuã, na Ilha
do Governador/RJ, cujo curso preparava Fuzileiros Navais para os cursos de
Especialização, Formação de Sargentos e Oficiais.
Deixo aqui registrado sinceras
condolências em nome da Associação
Esportiva Saco e Maca (AESM), em meu nome pessoal e de minha família aos
familiares e amigos do saudoso CORSINO.
Que o Bom Deus com sua infinita misericórdia acolha sua alma no Batalhão da Eternidade e conceda conforto aos seus familiares e amigos nessas horas de transição e dor.
Segura na mão de Deus e vai...!
***SEGUE UMA NOTA RECEBIDA DO DIRETOR DE ASSISTÊNCIA DA AVCFN/SR/Natal.
AVCFN - SR NATAL
DIRETORIA DE ASSISTÊNCIUA
NOTA DE FALECIMENTO
A AVCFN-SR NATAL, através da Diretoria de Assistência, cumpre o doloroso dever de comunicar a todos os Veteranos, o falecimento do Veterano, CT(AFN) José CORCINO de Macêdo, ocorrido no final da tarde de ontem, 15/01/2023, na Casa de Saúde São Lucas.
O Velório será realizado a partir das 10 horas de hoje no Centro de Velório do Morada da Paz, Emaús, sepultamento às 17 horas com uma missa a ser realizada uma hora antes.
PEQUENO HISTÓRICO:
José Corcino de Macêdo, nasceu em 03/02/1931, no Sítio Varzinha, município de Santana do Matos RN. Viveu e conviveu sua infância e adolescência, entre sua Cidade Natal e São Rafael, lugar onde tinha familiares. Entrou para o Corpo de Fuzileiros Navais, através da 3ª Companhia Regional em Natal, RN no ano de 1950. Sua Carreira Militar fora brilhante, Autodidata, aproveitou todas oportunidades, a ele oferecidas, atingiu o oficialato, com todos seus cursos em primeiro lugar. Como autodidata, fez 1º e 2 º gáus e participou do curso de suficiência que lhe deu direto de ser Diretor de de estabelecimento de educação.
Todo seu período de Praça serviu em Natal, desenvolvendo além de suas atividades militares, a de trabalho em Educação. O Instituto Ary Parreiras, escola fundada pelo o então Sargento FN, Luciano de Oliveira, foi aonde o Corcino iniciou sua trajetória de educador, como professor, ainda como Cabo, quando o SG-Luciano foi transferido para a reserva, ele que já era Sargento, assumiu a Direção, cargo que só houve interrupção no período que serviu no Rio de Janeiro. Em Natal além da Escola Ary Parreiras foi ele incentivador dos Fuzileiros Navais, proporcionando-lhes cursos preparação para os diversos cursos de carreira, nas salas da da Escola que dirigia e numa sala de aula existente no Clube dos Caçadores, com bastante sucesso na aprovação de seus alunos. No Rio de Janeiro, serviu no Batalhão Humaitá e Batalhão de Serviços, com excelentes serviços prestados ao CFN. Ainda no Rio de Janeiro, fundou, juntamente com outro Oficial Fuzileiro o Curso Paranapuan, com bom índice de aprovação para o Colégio Naval. No final dos anos 70, já como CT, Corcino voltou a Natal onde concluiu seu tempo de atividade militar, continuando na Escola Ary Parreiras até os 70 anos de idade, em 2001.
Assim contamos um pouco do muito que foi o Sr. José Corcino de Macêdo, durante sua existência.
A AVCFN, SR Natal, lamente o falecimento de grande Líder FN, e apresenta aos familiares e amigos nossas sinceras condolências.
Corcino, cumpristes sua missão na terra, foste bom em tudo que se propôs fazer, agora segura na mão de Deus se apresente ao Batalhão da Eternidade, deixando para nós saudades.