Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Veteranos quase na Antártica

    Como sempre, Veteranos da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN participam de operações militares, entre outros eventos, desta vez foi mais ousada ao privilegiar Associados em participar do 8voo de apoio à Operação Antártica XXXIII, do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), de 18 a 24 de maio de 2015. A comitiva da AVCFN composta pelos Veteranos Pimentel, Lucena, Dagoberto, Manoel, Alves e Barcellos, juntamente com convidados da Marinha, Exército e Aeronáutica, a tripulação da Aeronave (C-130) e a equipe de coordenação, chefiada pelo CMG (RM1-T) Flávio, tendo como mais antigo na aeronave o General Okamura, partiu da Base Aérea do Galeão às 9h do dia 18MAI com destino a cidade de Pelotas RS, aonde chegamos por volta de 11h50min. Lá recebemos uma “ANDAINA” (vestimentas antárticas) e pernoitamos no Hotel “JACQUES GEORGES”. No dia seguinte 19MAI, partimos do Aeroporto de Pelotas/RS com destino a cidade de Punta Arenas no Chile, aonde chegamos por volta das 14h30min, lá ficamos hospedados no Hotel Cabo de Hornos, frente à famosa Praça do Índio no centro da cidade, por 4 dias (diz a lenda que, quem beija o dedo do pé do Índio, volta à cidade, como gostei muito, fiz a minha parte!). No dia 24MAI retornamos ao RJ pelo mesmo itinerário, chegando a cidade maravilhosa por volta das 21h30min.
   A cidade de Punta Arenas é ponto de partida não só para a Terra do Fogo, Puerto Natales e o famoso Parque Torres Del Paine, mas, também, para o turismo em toda extensão do Estreito de Magalhães, zona de grande beleza cuja costa é pontilhada por restos de centenários naufrágios, sede de estâncias, pequenos portos pesqueiros e alguns resquícios dos primeiros povoadores europeus da região.
   Infelizmente o mau tempo não permitiu que a aeronave pousasse na Antártica, como era o nosso destino final, mas, com certeza, não só eu, como os demais componentes da comitiva ficaram por demais satisfeitos com a missão, sem sombra de dúvidas, foi uma experiência jamais vivida. 
No Aeroporto de Pelotas, fomos recepcionados pelo V-Alte Puntel, Comandante do 5 D.N. Na foto, da esquerda para a direita: Veteranos Alves, Manoel, Dagoberto, Tenente-Coronel Aviador Santana,  Comandante da Aeronave, Cmt Flávio, Almirante Puntel e Veteranos Lucena, Barcellos e Pimentel, no Aeroporto Internacional de Pelotas.
Veteranos e parte da tripulação próximo as nevadas de Punta Arenas.
Hotel Cabo de Hornos, frente a praça do Índio no centro de Punta Arenas, onde ficamos hospedados por 4 dias.
Dentro do Ônibus, se despedindo de Punta Arenas Chile.
Veteranos e parte da tripulação que foram nas nevadas.
Aeroporto Intenacional de Pelotas.
Na casa de câmbio trocando Dollar por peso.
E para suportar o frio, muito Whisky e AMARULA! Ninguém é de aço...
Embarcando no Base Aérea do Galeão.
No Aeroporto de Punta Arenas aguardando embarque.
Veteranos próximo das nevadas, um frio de arrepiar! Tiramos a jaqueta rapidamente para fazer a foto, muito vento!
Centolla, um famoso prato da região, nada mais é que,um tipo de patola de caranguejo.
Diz a lenda que, quem beija o dedo do pé do Índio, volta lá! Como eu gostei muito da cidade e do passeio, pretendo voltar!
Foto montagem
Desembarque no Aeroporto de Pelotas RS. Veteranos com o General Okamura, Almirante Puntel e o General de Brigada Silveira, Comandante da 8 Brigada de Artilharia.
Praça Central de Pelotas RS.
Veteranos com parte da tripulação e convidados, na Praça do Índio em Punta Arenas.
Parece mas, não é Pinguim.
Na orla marítima de Punta Arenas.Um Frio danado...!
Vista parcial da cidade de Punta Arenas, com a orla marítima ao fundo.
Detalhe, não se vê gente nas ruas!
Mercado Central de Pelotas
Desembarcando em Punta Arenas
Praça do Índio, no centro de Punta Arenas
Em Pelotas
Café da manhã no hotel Cabo de Hornos em Punta Arenas no Chile.
Comemorando o NIVER da Tenente Ludimila no Hall do Hotel Cabo de Hornos, onde foi cantado o tradicional parabéns e o Saudamos do Famoso Maestro Villas Lobos,
Cada um descansa com pode!
Muitos cachorros nas ruas, todos de boas raças e bem tratados pela população! Nota dez.
Foto feita através da escotilha da Aeronave, nas proximidades da Patagônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos anônimos, não serão publicados. Seu comentário será visível após a liberação.