quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CORRIDA DOS FUZILEIROS NAVAIS

Pelotões Militares 'saem e chegam juntos' na Corrida dos Fuzileiros
Prova com combatentes e civis comemora o aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais e oferece atrações e exposições para o público.
Por Rio de Janeiro
Cerca de três mil corredores vão invadir o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, para comemorar o aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. Em sua 26ª edição, a Corrida dos Fuzileiros com 5 e 10km promete levar para a prova o lema dos militares da Marinha do Brasil: “Sai junto, chega junto”. A comemoração reunirá 40 pelotões militares, além de corredores individuais. Todos os pelotões vão obedecer às regras de alinhamento. Além da corrida, o evento vai oferecer para o público uma exposição de uniformes e carros militares, abertos à visitação a partir de 8h, desta sexta-feira, dia 15.
pelotão Fuzileiros 2013 Eu Atleta (Foto: Fernanda Cansanção)
Pelotão masculino do CEFAN reunirá desde militares recrutas até suboficiais (Foto: Fernanda Cansanção)
 Além dos representantes da Marinha, militares do Exército e da Aeronáutica enviarão pelotões que têm o formato de alinhamento do TFM (Treinamento Físico Militar). Os grupos são formados por 23 combatentes recrutas até os suboficiais.

Alinhando em três colunas e sete linhas, os pelotões são puxados por um “Guião”, corredor responsável por carregar uma bandeira com a identificação do seu quartel. Na lateral direita do grupo, corre um Oficial da Equipe. Para atender os modelos do TFM, entre o Guião e a última linha do pelotão, o grupo precisar cruzar a linha de chegada no espaço de sete segundos. Caso contrário, o grupo é desclassificado.

- O lema dos militares é muito importante nessa categoria. Se sair junto chega junto. Se alguém se machucar e precisar correr mais devagar, o pelotão inteiro precisa reduzir o ritmo para acompanhar o lesionado. Caso um integrante carregue o machucado no colo, serão eliminados, já que todos devem correr no mesmo ritmo mesmo que mais lentamente – explicou o Tenente Adriano, Oficial do pelotão masculino do CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes)

Pela primeira vez, além dos pelotões militares, os corredores civis poderão correr no mesmo formato dos militares, mas para isso também deverão obedecer às regras vigentes para os militares.

 

Nenhum comentário: