segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Veteranos FN presentes do Oiapoque ao Chuí

    
 No dia 14/JUL/2016 partiu da cidade do Rio de janeiro, uma comitiva da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) composta pelos Veteranos: eu, Lucio Lucena, Manoel e Dagoberto, a fim de registrar a presença da AVCFN no Oiapoque, extremo norte do Brasil, e visitar todas as Seções Regionais (SR) localizadas no itinerário de ida (Capixaba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém) e volta (Brasília). Assim como fizemos no Chuí, extremo Sul, (Click AQUI e veja a matéria do SUL) no ano passado, nosso objetivo é mostrar que os Veteranos Fuzileiros Navais estão presentes e unidos do Oiapoque ao Chuí e que não existem obstáculos que não sejam vencidos por estes Bravos Combatentes.
E assim foi feito, cumprimos nossa programação na íntegra, como previsto.
Percorremos 10.020 km de estradas, além do transporte fluvial, no itinerário Belém/Macapá/Belém, foram 556 milhas navegadas em 48 horas (ida e volta).

Conquistas dos objetivos no itinerário:

- Primeiro objetivo conquistado em 14/7  (quinta-feira), a SR Capixaba em Itapemirim/ES, com a presença do Presidente da SR Veterano Almir, do CDC Vereador e Veterano Carlinhos, Associados e familiares.
Fomos recepcionados com uma suculenta moqueca Capixaba!
- Segundo objetivo conquistado em 16/7 (sábado), a SR Salvador, no Grupamento de Fuzileiros Navais, com a presença do Presidente da SR, Veterano Luiz Carlos, Vice-Presidente Vicente, Assessores, Diretores, Associados e familiares. Foi servido um saboroso almoço.
Terceiro objetivo conquistado em 23/7 (sábado), SR Recife, na sede da Associação, localizada na Vila Naval, e contou com a presença do Presidente do CDC Cmt Batista do Presidente da SR Natal Cmt Firmino, do Capelão CT Alexandre, do Presidente da SR Recife Veterano Rafael e sua Diretoria, além de um expressivo número de Associados e familiares.
Fomos recepcionados com um apetitoso churrasco!
- Quarto objetivo conquistado em 26/7 (terça-feira), a SR  Natal na sede da Associação, localizada na Vila Naval do Alecrim, e contou com a presença do Presidente da SR, Comandante Firmino, do Vice-Presidente Veterano Medeiros, e  Diretores, além de aproximadamente 60 Veteranos, amigos e familiares. Vale ressaltar a presença de 18 integrantes da minha Turma de Recrutas FN de 1971 do GptFNNa, e da  apresentação de uma orquestra, do Projeto de Musicalização das Voluntárias Cisne Branco, sob a regência do Suboficial FN-MU Romero, a qual emocionou a todos os presentes.
Foi  servido um apetitoso churrasco e tira-gostos diversos.
*** As “Voluntárias Cisne Branco" (VCB) é um segmento do Abrigo do Marinheiro, organização civil sem fins lucrativos, que tem o propósito de contribuir para o bem estar da Família Naval, por meio de atividades sociais complementares àquelas já realizadas pela MB. A iniciativa ocorre desde o dia 20 de dezembro de 2008, organizada pelas esposas dos oficiais da Marinha.
Quinto objetivo conquistado, em 30/7, a SR Fortaleza, na propriedade do Veterano GUTS, em Fortaleza/CE, onde foi servido um suculento churrasco, acompanhado de Baião de Dois e Galo Caipira, e, a noite, camarão ao alho e óleo e um delicioso caldo da caridade a moda cearense.   
Além da presença do Presidente da SR Veterano Francinaldo, do Vice-Presidente Leôncio (coordenador do evento), de Diretores e Associados, contou com a presença de Veteranos do EB e da ABIN.
Vale ressaltar que fomos acomodados em suítes localizadas na referida propriedade, e, o café da manhã foi servido no Centro das Tapioqueiras da BR 040 em Messejana. Após o café, fomos acompanhados num comboio de cinco viaturas que nos levaram até a BR-222, de onde seguimos com destino a São Luis do Maranhão.
Sexto objetivo conquistado, em 4/8, a SR Belém, no Clube Albatroz no Marex Belém/PA, onde foi servido um delicioso almoço. Contou com a presença do Presidente da SR, Veterano Gomes, do Presidente da MIREMAR, Veterano Francisco, Diretores, Associados e familiares.
Vale ressaltar que, um grupo de Veteranos nos aguardavam na entrada da cidade, de onde seguimos em comboio até o hotel de trânsito do EB, onde ficamos hospedados naquela capital, e, em seguida fomos conduzidos a um restaurante para um brinde, onde foi dada as boas vindas a comitiva.
Sétimo objetivo conquistado em 9/8, este não foi de itinerário, e sim, o nosso OBJETIVO PRINCIPAL “O OIAPOQUE”
Enfim, com muita garra, determinação e amor, conquistamos o Principal Objetivo de nossa missão, com sucesso total, e cumprindo pontualmente os horários de nossa programação prevista.
Em 9 de agosto de 2016, foi fincada (simbolicamente) a Bandeira da AVCFN no monumento que marca o ponto zero do início do Brasil, no  município do Oiapoque, Extremo Norte do Brasil e na Ponte Estaiada que liga a localidade de São José do Oiapoque, na Guiana Francesa, e o município de Oiapoque no Amapá, Brasil. Esta é a primeira ligação terrestre na fronteira Brasil/França, permitindo assim que se possa ir de Caiena a Macapá trafegando em estradas "pavimentadas".
As duas fotos abaixo, uma no OIAPOQUE e outra no CHUÍ, justificando assim o título da matéria: 
VETERANOS FN PRESENTES DO OIAPOQUE AO CHUÍ!!!
Foto feita no monumento que marca o ponto zero do início do Brasil no dia 9 de agosto de 2016, no  município do Oiapoque, Extremo Norte do Brasil.
Foto feita na praia da Barra do Chuí em 11 de setembro de 2015 , exatamente no extremo do Sul do Pais, no ponto final do Brasil. Taí nossa AVCFN presente do Oiapoque ao CHUÍ!
Oitavo objetivo conquistado em 16/8 (terça-feira) a SR Brasília
Por fim, não menos importante, a conquista do oitavo e último objetivo de nossa programação, a SR Brasília, no Grupamento de Fuzileiros Navais, onde fomos recepcionados pelo Sr Imediato do Grupamento CF-FN Álvaro Moura e pelo Presidente da SR Veterano Silveira. Esteve presente também, o CF-AA (Refº) Alcides, Vice-Presidente da SR, a quem tive a honra de conhecer (então Ten. Alcides) em 1971, quando ingressei no Glorioso CFN no GptFNNa, o Veterano André, que registrou nossa visita com suas belas fotos, juntamente com o SO-FN-IF Mendonça, e o SO-FN-IF Trindade, este,  acompanhou nossa comitiva durante toda nossa permanência naquela OM, juntamente com o Presidente da SR, apresentando as Instalações do Quartel e nos conduzindo para um delicioso almoço no Rancho da OM.
Podemos dizer também, que conquistamos um NONO OBJETIVO, a Turma 2/1983 do então Campo de Adestramento de Fuzileiros Navais de Brasília (CAdest), Turma esta, que eu e o Veterano Manoel tivemos a honra de sermos instrutores.
Estes, sob a Liderança do Veterano Miranda, organizaram uma ‘baita’ reunião da turma, no bar do Rocha no Setor Oeste do Gama, na noite do dia 17/8 (quarta-feira), para nos recepcionar. Foi uma noite de alegria e muita descontração entre Veteranos familiares e amigos, onde reencontramos velhos companheiros, cuja maioria, há mais de trinta anos não encontrávamos. A satisfação era de fácil percepção no semblante de cada um.
Visitamos também a Capitania dos Portos de São Luis/MA e Macapá/AP, onde fomos muito bem recebidos pelo Capitão dos Portos.
Click AQUI e veja mais fotos de todos os eventos.

AGRADECIMENTOS:
   Esta é a parte mais delicada do assunto, pois corremos o risco de omitir alguém digno de tal. Mas, vamos lá.
- Primeiramente ao Bom Deus por nos conceder trinta e seis dias de viagem tranquila sem nenhum obstáculo que não pudesse ser ultrapassado com facilidade e permitir que voltássemos aos nossos lares sãos e salvos.
- Aos nossos familiares pelo apoio e a paciência de nossa ausência.
- Aos Presidentes Do CDC e da AVCFN pelo apoio concedido.
- Aos Presidentes, Vice-Presidentes e Diretores das SR visitadas, pela fidalguia da recepção, assim como a todos os Veteranos, Associados, familiares e amigos que nos prestigiaram com suas presenças por ocasião de nossas visitas às SR.
*** Vale destacar alguns agradecimentos especiais por suas particularidades, na sequência do itinerário:
- Ao Amigo Aguinaldo e sua Digníssima família, que nos acolheu em sua fazenda em Mata de São João/BA, por dois dias, 16 e 17/7 (sábado e domingo) nos proporcionando um agradável final de semana na roça.
- A família Caruaruense do Veterano e amigo Manoel, que como sempre, nos acolhe com alegria e dedicação, toda vez que por lá passamos.
- Ao Veterano Elias da SR Recife, que disponibilizou seu apartamento em Natal/RN, por três dias, durante nossa estadia naquela Capital.
- A minha família, pela acolhida em Caicó/RN por ocasião dos festejos da Padroeira naquela cidade.
- Ao Veterano Guts da SR Fortaleza/CE, por conceder tamanho banquete por ocasião do evento nessa SR, e pelo pernoite em sua propriedade.
- Ao amigo João Bispo e Denildo pela fidalguia da recepção em São Luis/MA e a cortesia no hotel de alto nível (LUZEIROS HOTÉIS), por dois dias.
- Ao casal Abdias e Dona Vânia de Belém/PA, pelo incondicional apoio prestado por ocasião de nossa passagem naquela capital, tanto na ida, quanto na volta e o empenho em conseguir nossa hospedagem no Hotel de Trânsito, através do Subtenente do EB Guerrinha.
- Ao casal Júnior e minha sobrinha Heruska, pela recepção em Macapá e pelo apoio da camionete e do motorista para nos levar de Macapá ao Oiapoque.
- Ao meu sobrinho Júnior e sua família, que sempre nos acolhe em sua residência em Brasília, com muita satisfação e alegria.
- A todos supracitados e aos merecedores que deixei de citar, os nossos mais sinceros agradecimentos, esperamos poder um dia retribuir tanta gentileza recebida!
BRAVO ZULU!
ADSUMUS!      
NOTAS: 
SR Recife
Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais SR Recife (AVCFN/SR/RE) é Visitada pela comitiva da AVCFN nacional.
No dia 23 de julho de 2016, a AVCFN/SR/RE realizou um evento de confraternização para recebimento da visita da comitiva da AVCFN nacional.
O evento ocorreu na sede da Associação dos Veteranos, na Vila Naval de Recife, sob a coordenação do Veterano Rafael, Presidente Regional AVCFN- Recife. Também, participaram do evento o Presidente da SR Natal, Comandante Firmino, o Ex-Presidente da SR Recife Comandante Batista e demais Veteranos com seus familiares. Por ocasião, os Veteranos Lucena, Dagoberto e Manoel da comitiva, foram recebidos com toque de apito e hasteamento do pavilhão dos Veteranos, posteriormente, participaram do churrasco de confraternização.
Olinda, 18 de agosto de 2016.
SR Fortaleza
Fortaleza 30 de julho de 2016.
A SR-Fortaleza honrada por ter sido incluída à fazer parte dessa conquista, preparou uma pequena recepção aos bravos guerreiros. No dia 30 de julho, uma equipe ficou prontamente atenta a chegada dos bravos guerreiros a Capital Alencarina. Como ponto de referencia para recepção da Comissão, foram recebidos no Centro Tradicional das Tapioqueiras as margens da CE-040, no bairro de  Messejana, em Fortaleza CE. Dali a equipe foi conduzida para um almoço com os demais Veteranos e amigos da SR-Fortaleza no Bairro da Lagoa Redonda, onde num clima de bastante descontração foi serviço um tradicional Baião de Dois com queijo coalho e galo da terra ao som de canções militares e regionais. Também foi servido um churrasco aos presentes. O almoço foi finalizado com o canto da canção
SR Belém
A visita da Comitiva da AVCFN, nas pessoas dos Veteranos Lucena, Manoel e Dagoberto, à SR. BELÉM, foi de grande importância para nós, não só porque  veio fortalecer nosso espírito de corpo, união e companheirismo, como também foi vista por todos, como um gesto de prestígio a nossa Seção Regional por parte da Diretoria Nacional da AVCFN. 
Essa breve visita da Comitiva da AVCFN, reacendeu em nós, a certeza de que mesmo estando nós sediados no extremo Norte do País, nem por isso  estamos isolados nem esquecidos das outras SEÇÕES REGIONAIS DE VETERANOS FUZILEIROS NAVAIS, muito pelo contrário, e graças a esses bravos e destemidos Veteranos que compuseram  a Comitiva da AVCFN, a certeza agora é que,  ESTAMOS INTERLIGADOS DE NORTE A SUL.  Obrigado amigos Lucena, Manoel e Dagoberto, que a consciência do dever  cumprido, seja seus maiores prêmios. ADSUMUS

Turma 2/1983
Confraternização por ocasião da visita dos veteranos Lucena, Manoel e Dagoberto aos membros da turma 2/83 Cadest DF, no bar do Rocha em 17ago16.
Os agradecimentos a esses veteranos, aos monitores Francisco e Joselito, também aos colegas da turma 2/83, como não poderia deixar de lembrar das esposas, familiares e amigos que com suas presenças e alegrias abrilhantaram nossa confraternização, o muito obrigado a todos que nos proporcionaram momentos inesquecíveis, com esse reencontro depois de 33 anos de nosso ingresso no Corpo de Fuzileiros Navais, que DEUS continue nos abençoando.
Marizon 
....................
Foi com muita honra que recebemos os guerreiros veteranos que foram ao extremo norte do país   divulgando o espírito de Corpo, valorizando os veteranos, e, em Brasília, tiveram a recepção merecida de alunos e instrutores de turma após 33 anos de curso! E a família Naval cresce à cada dia!
Assunção
........................
Foi um momento de confraternização que não tem preço, estar juntos de pessoas que convivemos no momento de nossa formação, amadurecimento como ser humano é inesquecível e memorável, agradeço a DEUS e peço que continue nos abençoando pra continuarmos nessa jornada, obrigado ao Lucena, Manoel, Dagoberto, Francisco, Joselito e os amigos da minha, abraços a todos.
Joacelio
BRAVO ZULU!
ADSUMUS!

3 comentários:

Renato Naval disse...

Grandes agregadores dos Veteranos. Isso é excelente para todos aqueles que na reserva têm a oportunidade de rever companheiros de longas batalhas pelo avanço e crescimento do nosso CFN. Parabéns aos amigos dessa jornada de sucesso e empreendedora onde a alegria e o carinho se entrelaçam trazendo a certeza de que trilhamos sempre o caminho certo nas fileiras do nosso grandioso CFN. ADSUMUS

Abdias disse...

Grandes Amigos e Verdadeiros Viajantes Aventureiros, Nós é que agradecemos pela Visita, sempre é Muita satisfação receber os Amigos de Ontem de Hoje e de Sempre, Abraços e Vida Longas aos Verdadeiros Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, em Muito em Breve Iremos Brindar e Recordar ainda Muito Mais Prosas de Toda Essa Aventura, Bravo Zulu aos Amigos e Familiares, ADSUMUS.

Espedito Moreira disse...

Ótimas narrativas. Colombo, Pedro Alvares Cabral, Américo Vespúcio e tantos outros, ditos descobridores, ficariam morrendo de ciumes. Farta exposição dos fatos ocorridos. Parabéns veteranos Lucio Lucena, Dagoberto e Manuel.