terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bodas de Prata de um Veterano

RELATO DE UM VETERANO
"BODAS DE PRATA"
.


O comboio esta pronto, caminhões "RÉU" enfileirados aguardavam a permissão do Oficial-de- serviço para dar a largada. O destino, sabido, porém desconhecido, era Ilha do Governador. Aponte do Galeão deixava bem claro que não estávamos mais no continente. As placas indicavam o percurso : Estrada do Galeão, Do Dendê, do Bananal, e finalmente um portão muito grande, onde estava escrito: CORPO DE FUZILEIRO NAVAIS.
Lá dentro pouca coisa. Três galpões abrigavam o Comando, o alojamento dos instrutores e o rancho. Muitas barracas de dez homens já estavam armadas aguardando a chegada dos jovens voluntários que seriam os alunos do recém-criado CENTRO DE RECRUTAS - A Companhia Escola era coisa do passado.
Era o ano de 1956, O CFN preparava-se para o grande salto, deixava de ser aquele Batalhão de Guardas da Ilha das Cobras e das Cias. Regionais, para torna-se uma tropa operativa e especializadas.
Tudo começa no ano 1957 com a criação da DIVISÃO ANFÍBIA e se concretiza em 1963 com a OPERAÇÃO DRAGÃO I.
Jovem, com apenas 17 anos, em 1956 ingressei no CFN. Ali permaneci por 30 anos até ser transferido para Reserva Remunerada.
O CORPO DE FUZILEIRO NAVAIS crescia em numero e também na grandeza de seus combatentes. O amor a Pátria, o Espírito de corpo, a Disciplina eram passadas de homem a homem como verdadeira doutrina. Os fracos pediam para sair e somente os fortes ficavam. Fiquei, e hoje com muito orgulho faço parte desta fase brilhante da historia do CFN.
Hoje, 25 anos fisicamente ausente do Corpo de Fuzileiros Navais, mas com a consciência tranqüila de quem cumpriu o dever. Não exitarei se algum dia tiver que defender este Brasil que o CFN ensinou-me amar _Lavando a honra com meu próprio sangue_ conforme juramento diante do símbolo sagrado da Pátria _ a Bandeira Nacional.
Há 25 anos, como agora. ADSUMUS!



1º SG-FN-CN-RM1 SARMENTO


"Como Veterano sim, é de Prata, mas,

como Guerreiro, já ultrapassou as de Ouro!"


Muito bonito e emocionante a retrospectiva do Sargento Sarmento.

Hoje, o Sargento Sarmento reside em Valença/BA, merecidamente desfrutando daquelas belas praias com sua Família naquele litoral Baiano.

Que o Glorioso Pai continue Iluminando o seu caminho juntamente com sua Família amigo.

Bravo Zulu!

Nenhum comentário: