quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Marinha Informa

Marinha participa da Procissão de
Bom Jesus dos Navegantes
na Bahía de todos os santos/Ba
A Marinha do Brasil participou, no primeiro dia de janeiro de 2010, da Procissão Marítima em Louvor ao Bom Jesus dos Navegantes, na Baía de Todos os Santos, na Bahia. A procissão realizada anualmente nesta data contou com o apoio de navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) e de embarcações da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).
A procissão teve a participação de cerca de 150 embarcações civis, que aproveitaram o primeiro dia do ano para acompanhar a histórica galeota “Gratidão do Povo” que, desde 1892, conduz a imagem do Bom Jesus dos Navegantes.
A Marinha do Brasil empregou o Navio Varredor “Albardão” e o Aviso de Patrulha “Dourado” para efetuar o controle do tráfego na área da procissão, garantindo a segurança do pessoal e das embarcações participantes do evento. A Capitania dos Portos da Bahia colocou em operação embarcações utilizadas em operações de inspeção naval para garantir a segurança do tráfego aquaviário e a salvaguarda da vida humana no mar e, paralelamente, para prover o estabelecimento de uma área de segurança em torno da galeota “Gratidão do Povo”.
O cortejo marítimo teve início no píer da Capitania dos Portos da Bahia e percorreu a Baía de Todos os Santos até chegar à praia da Boa Viagem, onde a imagem do Bom Jesus dos Navegantes foi recebida pelos devotos e conduzida à sua igreja de origem.

Nenhum comentário: