segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Da série "Morro e não vejo tudo": prostitutas perseguida durante a ditadura querem indenização

Prostitutas brasileiras perseguidas na ditadura militar querem indenização
As profissionais do sexo pedem ainda uma limpeza do cadastro policial pelos crimes que foram acusadas.
A ditadura militar ainda está muito presente na memória dos brasileiros REUTERS
As prostitutas brasileiras vão pedir uma indenização ao Estado pela perseguição e repressão de que foram vítimas durante a ditadura militar no país (1964-1985).
Segundo revela o jornal O Globo, algumas profissionais do sexo vão revindicar junto da Comissão de Amnistia o direito a uma indenização e uma limpeza do cadastro policial das penas que sofreram.
O primeiro caso a dar entrada será o do travesti Safira Bengell, que, na altura trabalhava num cabaret no Rio de Janeiro.
“Afetaram a minha integridade. Fui presa várias vezes e me jogavam água gelada somente pelo facto de eu me vestir de mulher. Quando estávamos na cela, muitas se cortavam com giletes para serem soltas depois de irem para o hospital serem medicadas”, conta Bengell a O Globo.
Bengell diz ainda ao diário brasileiro que as detidas tinham de “fazer sexo” com o carcereiros e os polícias “para receber um pouco de água”.
Segundo O Globo, a ação dos militares contra as prostitutas foi contínua nos anos da ditadura militar, os chamados anos de chumbo”. A repressão sobre as prostitutas era exercida não só por militares, mas por agentes outros sectores, como a polícia civil, que aplicava o “termo de vadiagem” para prendê-las.
Ainda de acordo com o jornal brasileiro, os pedidos de indenização e anistia não serão fáceis de conseguir, mas para a vice-presidente da Associação Pernambucana de Profissionais do Sexo, Sueli Bellato, a situação é semelhante à dos indígenas, sem abrigo e outros grupos perseguidos pela ditadura militar.
“O imprescindível para a Comissão de Anistia é o reconhecimento da perseguição política. Os indígenas que foram arrancados de suas terras por causa dos projetos de ampliação de rodovias e construção de barragens são vítimas do regime militar e tiveram prejuízos culturais e econômicos? Sim, mas são perseguidos políticos? Provavelmente, não”, disse Sueli ao O Globo.
Mundo P/montedo.com

Comento:
A cara de pau das 'vítimas' da ditadura não tem limites. A repressão violenta da prostituição por parte de agentes de segurança é tão antiga quanto o estado brasileiro. As cenas descritas por essa tal Safira poderiam ter acontecido em qualquer época, inclusive nos dias de hoje. É uma barbaridade? Claro que sim. Mas por que o regime militar entra como o vilão da história? Ora, sempre existe a chance de receber uma bolada da Comissão da (in)Verdade, não é mesmo?

Nenhum comentário: