sexta-feira, 23 de novembro de 2018

O Câncer Infantil e a Marinha do Brasil

   O câncer infantil não pode ser considerado uma simples doença, mas sim uma gama de diferentes malignidades (tendência de uma doença, especialmente tumores, de se tornarem progressivamente piores). Corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
   As neoplasias (conhecidas como tumores) mais frequentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Ao contrário de muitos cânceres em adultos, o câncer infantil não está relacionado ao estilo de vida e a fatores de risco ambientais. Logo, prevenção é um desafio para o futuro. A ênfase atual deve ser dada ao diagnóstico precoce.
   Com relação ao tratamento, percebe-se que houve um avanço significativo. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
   No âmbito da Marinha, no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), as crianças com câncer são acompanhadas por uma hematologista pediátrica e uma oncologista pediátrica. Essas crianças ficam internadas na enfermaria pediátrica em caso de hospitalização. Nos períodos em que não estão com necessidade de hospitalização, elas são atendidas no serviço de “hospital dia” tanto para a realização de quimioterapia quanto para a manutenção dos cateteres que são utilizados para o tratamento e recebem alta no mesmo dia.
   O HNMD conta com uma parceria feita entre o Hospital e a Escola Municipal Gama Filho para que todas as crianças com períodos longos de hospitalização, inclusive as da clínica de hematologia/oncologia, possam ter aulas com a professora que conduz a classe hospitalar e ministra o conteúdo compatível com a série e idade das crianças.
   As Voluntárias Cisne Branco coordenam a brinquedoteca hospitalar, que é disponibilizada para todas as crianças internadas, incluindo aquelas com câncer. As crianças e seus familiares também contam com a possibilidade de atendimento pelo Serviço Social e pelo Serviço de Psicologia do HNMD.

Karina Branco
1T (RM2-S)
e
Sarah Dias
1T (RM2-S)
Conselho Editorial do Saúde Naval
Fonte: Saúde Naval

Nenhum comentário: