ALMIRANTE
TAMANDARÉ - MARQUÊS DE TAMANDARÉ
O
Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha.
Toda sua vida foi dedicada a ela, em um período crítico da História do País.
Desde muito jovem, participou ativamente da formação do Brasil, destacando-se
por seus feitos notáveis. Foi parte importante de uma geração de marinheiros,
guerreiros e estadistas a quem devemos nossa maior herança: um grande País,
rico em recursos naturais, pátria de uma nação unida por uma cultura e um
idioma.
As
qualidades de Tamandaré, comprovadas por suas ações bem-sucedidas, são exemplos,
não somente para os bons marinheiros, mas para os brasileiros de todos os
tempos; relembrá-las é um exercício de patriotismo e inspiração.
Após
a Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, foi preciso
expulsar as tropas lusitanas fiéis às Cortes de Lisboa. Cedo se percebeu a
necessidade de criar uma Esquadra brasileira, com homens leais, para projetar
poder e obter a adesão da Bahia, do Maranhão, do Pará e da Cisplatina (atual
Uruguai).
A
Guerra da Independência possibilitou a integração nacional, e nela essa
Esquadra desempenhou um papel relevante. Em 1825, o Brasil entrou em guerra com
as Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina, que pretendia anexar a
Província Cisplatina, até então parte do território brasileiro, que se revoltara.
O conflito terminou em 1828 e teve como desfecho uma arbitragem externa, que
deu a independência à Cisplatina, com o nome de Republica Oriental do Uruguai.
A
repressão às inúmeras revoltas, que poderiam ter afetado a integridade do
território brasileiro, contou com a participação importante do Poder Naval, que
foi um elemento fundamental para a manutenção da unidade territorial do Brasil,
quando os laços da nacionalidade ainda eram frágeis, e também para a consecução
da política imperial além das fronteiras.
Com
o avançar do século XIX, a propulsão a vapor foi tomando tal impulso que acabou
por impor-se aos mais conservadores chefes navais, temerosos de que a
precariedade do abastecimento de carvão limitasse os movimentos de esquadras.
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