BONO Nº 213 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2025
BONO ESPECIAL N° 5
SERVIÇO DE VETERANOS E PENSIONISTAS DA MARINHA
Fraudes contra Veteranos e Pensionistas da Marinha empregando canais digitais e telefônicos - Tem sido constatado que elementos mal-intencionados têm tentado aplicar fraudes contra Veteranos e Pensionistas da Marinha empregando canais digitais e telefônicos, fazendo uso de brasões, símbolos e simulando tratar-se de comunicação oficial do SVPM.
Em alguns casos, foram identificadas imagens de militares da ativa, demonstrando a sofisticação das práticas criminosas, que têm empregado, inclusive, recursos de Inteligência Artificial.
Em nenhuma hipótese, o SVPM solicita qualquer tipo de dados bancários (tais como: agência, conta-corrente, senhas de acesso etc) por telefone, e-mail, carta ou SMS. Da mesma forma, não solicita dados pessoais como: CPF, e-mail, endereço ou outras informações sensíveis por esses meios.
Caso um Veterano ou Pensionista receba qualquer tipo de comunicação em nome do SVPM, seja por telefone, e-mail, carta ou SMS, alertando sobre a necessidade de realizar a Prova de Vida, atualizar dados cadastrais, ou tratar de outros assuntos, a orientação oficial é que compareça presencialmente a um dos nossos Postos de Atendimento, ou entre em contato pelos canais oficiais de comunicação descritos a seguir:
a) Chatbot do WhatsApp:
Disponível 24h, por meio do número (21) 97228-2890, em que, por meio de opções preestabelecidas, o usuário poderá encontrar a informação que precisa. Caso as opções preestabelecidas não atendam à sua necessidade, o usuário deverá buscar uma das demais opções abaixo.
b) Ouvidoria:
A Ouvidoria do SVPM pode ser acessada pelo telefone (21) 2104-6200, no horário das 9h às 16h, ou pelo e-mail: svpm.ouvidoria@marinha.mil.br.
c) Teleatendimento:
Canais disponíveis das 9h às 16h pelos telefones: (21) 2104-6385 / 6388 / 6390.
d) Carta de Serviços ao Usuário:
A Carta está disponível em:
https://www.marinha.mil.br/svpm/sites/www.marinha.mil.br.svpm/files/2025-09/CARTADESERVICOS.pdf.
Trata-se de uma publicação essencial à Família Naval que, por meio de um índice detalhado, apresenta, de forma objetiva e clara, temas e informações quanto aos diversos serviços prestados, prazos, documentação necessária e outros aspectos relacionados a Veteranos e Pensionistas.
e) Aplicativo SVPM+:
O aplicativo SVPM+ está disponível no formato web (para computadores), em https://website.svpm.mar.mil.br/, e, para smartphones, nas lojas da Apple (iOS) e SAMSUNG (Android). O aplicativo disponibiliza uma série de serviços que visam a atender às necessidades dos usuários, entre eles: acesso ao BONO, agendamento de atendimento, cadastro de TTC, links úteis, alteração de dados cadastrais, comunicados, consulta de requisições, consulta de prova de vida e declaração de auxílio invalidez.
f) Canal Oficial do SVPM no WhatsApp:
O referido canal está disponível para cadastro e acesso em https://whatsapp.com/channel/0029VaDLUD396H4U21JiHL0G. Nesse meio de comunicação, permanentemente, são divulgadas informações tempestivas de interesse dos nossos usuários, sobre procedimentos para concessão e manutenção de pensões e de proventos na inatividade. Recomenda-se que toda Família Naval acompanhe o referido canal.
“Servir com qualidade a quem serviu à Marinha do Brasil com dedicação.”

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