quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Marinha do Brasil instala Base Expedicionária no sertão do Rio Grande do Norte - Agência Marinha de Notícias

Tropa com cerca de 150 militares em Lajes (RN) participou de treinamento e de Ação Cívico-Social para famílias atingidas pela seca

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

A Marinha do Brasil (MB) estabeleceu uma Base Expedicionária com cerca de 150 militares, no município de Lajes (RN). A tropa permaneceu na cidade entre os dias 17 e 29 de outubro, a fim de conduzir o 4º Estágio de Operações na Caatinga, apoiar as instruções do Curso Especial de Comandos Anfíbios, além distribuir água às famílias atingidas pela seca, contribuindo com ações de apoio ao Estado.
Adicionalmente, a instalação da Base Expedicionária levou saúde e cultura para a comunidade local, com atendimentos médico e odontológico, apresentação da Banda de Música do Comando do 3º Distrito Naval e entretenimento para as crianças.

Operações na Caatinga

A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, localizado na região Nordeste do País e caracterizado por uma biodiversidade adaptada a altas temperaturas e à falta de água, resultando em condições desafiadoras para quem vive ali, como dificuldades de locomoção, vegetação espinhosa, paisagem seca e escassez de alimento.
As Operações na Caatinga, conduzidas pelo 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (3ºBtlOpLitFN), têm como objetivo capacitar militares a operar no bioma semiárido nordestino, sendo importante instrumento de preparo da MB, ao ampliar a capacidade expedicionária dos Fuzileiros Navais em diferentes ambientes operacionais.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/
Clique AQUI e veja a matéria completa com fotos.

Nenhum comentário: