segunda-feira, 15 de março de 2010

Seu Longa, já conhecia?

Conhece alguém com temperamento igual?

Joaquim Rodrigues dos Santos (Caririaçu, 18 de agosto de 1927), mais conhecido como Seu Lunga, é um comerciante que se tornou conhecido no Brasil por seu temperamento forte. Teve sete irmãos e viveu sua infância “no meio dos matos”, afastado da cidade. O apelido lhe acompanha desde esta época, quando uma vizinha de sua família, que ele só identifica como preta velha, começou a lhe chamar de Calunga, que virou Lunga e pegou.

Começou a trabalhar na roça aos oito anos de idade, e admira a criação rígida que teve de seu pai, o que marca um aspecto psicossocial do homem Lunga. Aos 16 anos mudou-se para Juazeiro do Norte, passando a ser ourives por dois anos... Depois começou a comercializar no Mercado Público da cidade e a trabalhar no comércio com sua loja de sucata.

Casado em 1951, teve treze filhos, que, apesar da pouca instrução, conseguiu manter-lhes pelo menos com a educação básica. A pouca instrução de “Lunga”, por outro lado, não o impediu de candidatar-se a vereador da cidade de Juazeiro em 1988, eleição que não ganhou.

Alguns de seus “causos” (não sei quais são apócrifos ou não):
*Seu Lunga estava na sua casa com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta:- No copo, Seu Lunga? E seu Lunga responde:- Não. Bota no chão vem empurrando com o rodo, fi de rapariga!!!

*O funcionário do banco veio avisar:- Seu Lunga, a promissória venceu.- Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória..

*Seu Lunga entrando em uma agropecuária.-Tem veneno pra rato?-Tem! Vai levar? – Pergunta o balconista.- Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!! – responde seu Lunga.

*Seu Lunga, no elevador (no subsolo-garagem). Alguém pergunta:- Sobe? Seu Lunga:- Não, esse elevador anda de lado.

*Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta:- Tá doente, Seu Lunga?- Quer dizer que seu fosse saindo do cemitério, eu tava morto???

*Seu Lunga dava uma bela surra no filho e o menino gritava:- Tá bom, pai! Tá bom, pai! Tá bom, pai!- Tá bom? Quando tiver ruim, você me avisa, que eu paro.

*O amigo de seu Lunga o cumprimenta:- Olá, seu Lunga! Tá sumido! Por onde tem andado?- Pelo chão, não aprendi a voar ainda…

*Na década de 70, Seu Lunga chega num bar e fala pro atendente:- Traz uma cerveja e bota o disco de Luiz Gonzaga pra eu ouvir!- Desculpe seu Lunga, não posso botar música hoje…- Mas por que??- Meu avô morreu!- E ele levou os discos, foi?

*Durante a madrugada, a mulher do seu Lunga passa mal:- Lunga! Ta me dando uma coisa..- Receba!- Mas é uma coisa ruim!- Então devolva!!

*O telefone toca. Seu Lunga:- Alô!- Bom dia! Mas quem está falando?- Você!

* Seu Lunga, quando era motorista de ônibus urbano,um passageiro pergunta: - Esse ônibus vai para a praia?- Pode até ir, se você arranjar um biquíni que dê nele!

* O cliente chega pra comprar um relógio na loja de seu Lunga. Pode tomar banho com esse relógio, seu Lunga?- Ô corno! Isso é um relógio, não é um sabonete...

*Seu Lunga viaja de ônibus e a poltrona ao seu lado está vazia. Numa parada do percurso uma senhora entra no ônibus e chegando perto de seu Lunga pergunta: - Senhor! Nessa cadeira tem alguém sentado? Seu Lunga olha para o lado e resmunga: - Se tiver eu to cego!

Nenhum comentário: