segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mensagem do Presidente da República para a Marinha do Brasil

MARINHA DO BRASIL
ADSUMUS
COMANDANTE DA MARINHA BRASÍLIA, DF.
Em 13 de dezembro de 2010.
Assunto: Mensagem do Presidente da República para a Marinha do Brasil por ocasião do Dia do Marinheiro
É com grande satisfação e orgulho que me dirijo, mais uma vez, aos integrantes da Marinha do Brasil para apresentar os cumprimentos pelo Dia do Marinheiro.
A Nação se orgulha de todos vocês que, incansavelmente, se dedicam ao desenvolvimento e ao emprego de um Poder Naval voltado à defesa dos interesses do País em suas águas jurisdicionais.
Hoje lembramos o nascimento, em 1807, do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono de nossa Marinha. Brasileiro incomum, deu provas de abnegação, coragem e amor à Pátria em uma carreira de mais de 70 anos. E, por suas relevantes participações na Guerra da Independência e nas demais campanhas do período imperial, foi consagrado Herói da Pátria no dia 13 de dezembro de 2004.
Na atualidade, o cenário mundial é bem diferente daquele do século XIX. As divergências de fronteiras, no nosso continente, já foram equacionadas há muito tempo. O relacionamento com nossos vizinhos é regido pela paz e a cooperação, concretizadas em parcerias sólidas e virtuosas. Vivemos em profunda estabilidade democrática e ninguém contesta nossa independência e nossa soberania.
Nos últimos anos, o Brasil vem ganhando destaque cada vez maior no cenário internacional. Nossa economia cresce, estamos superando desigualdades históricas e conquistamos uma voz cada vez mais ativa entre as Nações.
Vivemos um momento de grande euforia com as descobertas das reservas de petróleo e gás da camada pré-sal, fontes fundamentais de energia e riqueza que consolidarão um longo ciclo de desenvolvimento para nosso País.
Ainda não conhecemos totalmente a extensão do imenso patrimônio que ainda está guardado em nossa “Amazônia Azul”. E por isso mesmo é imprescindível contarmos com uma Marinha adequadamente equipada, com efetivo poder de dissuasão e presente nos mais distantes pontos de nosso mar e águas interiores.
No decorrer deste ano, acompanhei os esforços efetuados para finalizar o processo de manutenção e modernização do Navio-Aeródromo “São Paulo”, com o objetivo de restabelecer a sua capacidade operacional, em conjunto com os demais meios da Esquadra.

Acompanhei, também, o constante aprimoramento científico e tecnológico da Marinha do Brasil, com ênfase no desenvolvimento do PROSUB - o programa que dará ao País a capacidade de projetar e construir submarinos de propulsão nuclear. E o Programa Nuclear da Força, que inclui a concepção de um reator capaz de gerar energia núcleo-elétrica. O conhecimento e as tecnologias decorrentes desses dois programas irão beneficiar toda a sociedade brasileira.
A Instituição também está envolvida em outros projetos de pesquisa, como o PROAREA, que tem o intuito de identificar e avaliar a potencialidade mineral de regiões localizadas além das 200 milhas marítimas da Zona Econômica Exclusiva; o regiões localizadas além das 200 milhas marítimas da Zona Econômica Exclusiva; o PROANTAR, importante incentivador do desenvolvimento científico no continente antártico; e o LEPLAC, que possibilitará o aumento da extensão de nossa plataforma continental.
Além disso, o Aviso de Pesquisa “Aspirante Moura” - que funcionará como um laboratório embarcado, voltado para as ciências do mar - foi recentemente incorporado à Armada, graças a uma parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Dentre as muitas ações da Marinha que tanto me orgulharam, destaco a ativa e louvável participação de nossos marinheiros no apoio às vítimas dos terremotos no Haiti e no Chile, contribuindo para amenizar a dor e o sofrimento de milhares de famílias que perderam seus lares e seus entes queridos.
Nessas ocasiões, os senhores e as senhoras levaram para os povos irmãos o mesmo auxílio e a mesma solidariedade que nunca negaram aos brasileiros que moram em comunidades distantes ou enfrentam situações de catástrofes.
Como Comandante Supremo das Forças Armadas, tenho a grande honra de reafirmar minha confiança e minha admiração por essa Instituição exemplar. Estou certo de que o Brasil poderá contar, em todos os momentos, com a total cooperação dessa Força nas suas diversas áreas de atuação.
Que os exemplos do Almirante Tamandaré estejam sempre presentes na memória dos marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis, continuando a nortear os rumos da Marinha do Brasil.

Parabéns a todos!

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República Federativa do Brasil
BONO ESPECIAL Nº 899/2010. Visite a página da Marinha na Internet - www.mar.mil.br onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

Um comentário:

Roberto disse...

Ele tá tão bonzim agora na saida! Né?
Devia dar um aumento