As principais datas comemorativas da Marinha são:
03 DE MARÇO DIA DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA
07 DE MARÇO DIA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
12 DE ABRIL DIA DO CORPO DE ENGENHEIROS DA MARINHA
08 DE MAIO DIA DA VITÓRIA
15 DE MAIO DIA DO ARMAMENTISTA
29 DE MAIO DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS
11 DE JUNHO ANIVERSÁRIO DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO - DATA MAGNA DA MARINHA
07 DE JULHO ANIVERSÁRIO DO INGRESSO DA MULHER NAS FILEIRAS DA MB
17 DE JULHO DIA DO SUBMARINISTA
21 DE JULHO MEMÓRIA DOS MARINHEIROS MORTOS EM GUERRA
19 DE AGOSTO DIA DAS OPERAÇÕES
23 DE AGOSTO DIA DO AVIADOR NAVAL
07 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA
28 DE SETEMBRO DIA DO HIDRÓGRAFO
30 DE SETEMBRO DIA DOS CAPELÃES DA MARINHA
DATA MÓVEL DIA MARÍTIMO MUNDIAL (ÚLTIMA QUINTA-FEIRA DE SETEMBRO)
05 DE OUTUBRO DIA DA CRIAÇÃO DA FORÇA NAVAL DO NORDESTE
17 DE OUTUBRO DIA DO MAQUINISTA
28 DE OUTUBRO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
05 DE NOVEMBRO DIA DO CORPO DE SAÚDE DA MARINHA
06 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DO AMIGO DA MARINHA
10 DE NOVEMBRO DIA DA ESQUADRA
11 DE NOVEMBRO ARMISTÍCIO DA I GUERRA
19 DE NOVEMBRO DIA DA BANDEIRA
26 DE NOVEMBRO DIA DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA
13 DE DEZEMBRO DIA DO MARINHEIRO
...............................................................................
ALGUMAS EXPRESSÕES CORRIQUEIRAS
"SAFO"
Safo é talvez a palavra mais usual na Marinha. Serve para tudo que está correndo bem, ou para tudo que faz as coisas correrem bem: "oficial safo, marinheiro safo. A faina está safa. A entrada é safa, pode demandar: não há bancos""ONÇA"
Onça é também uma expressão de grande uso. Significa dificuldade: "onça de dinheiro, onça de sobressalentes".Estar na onça é estar em apuros. "A onça está solta", quer dizer que tudo vai mal.
Essa expressão vem de uma velha história de uma onça de circo, que era transportada a bordo de um navio mercante e se soltou da jaula, durante um temporal.
"SAFA ONÇA"
Safa onça é a combinação das duas expressões anteriores. Significa salvação. Safa onça é tudo que soluciona uma emergência. "Safei a onça, agarrando-me a uma tábua que flutuava...O meu safa onça foi um pedaço de queijo, que ainda restava no barco; do contrário, morreria de fome"."PEGAR"
Pegar é o contrário de estar safo. Estar pegando significa que não está dando certo: "Tenente, o rancho está pegando! Não chegou a carne! Este marinheiro ainda está muito inexperiente: com ele tudo pega...Comandante, não pude chegar a tempo, a lancha pegou bem no meio da baía!"Parece que a expressão vem de "pegar tempo", ou seja, pegar mau tempo. Fulano está pegando tempo, para resolver a primeira questão de sua prova...Aquele marujo não conseguiu safar-se para a parada: pegou tempo, para arranjar um boné novo".
"ROSCA FINA" E "VOGA LARGA'
Na gíria maruja, muitas expressões externam o universal bom humor ou espirituosidade que caracterizam os homens do mar. As expressões "rosca fina", "voga picada" e "voga larga" são alguns exemplos:
"Rosca fina" (ou ainda "voga picada") denomina o superior. Oficial ou Praça, que é exigente na observância das normas e regulamentos, bem como, na execução das fainas e tarefas, por si e pelos subordinados. O antônimo é o "voga larga ".
A origem do primeiro está no "aperto", na "pressão" impressa pelo chefe, comparada pelo marinheiro à do parafuso com rosca fina - que "aperta mais". A segunda vem de "voga", que é a velocidade da remada ditada pelo patrão aos remadores em uma embarcação a remos. Pode ser uma "voga picada" (regime de velocidade maior, portanto mais exaustivo para os remadores) ou "voga larga" (velocidade amena, mais calma, mais tranqüila).
Nenhum comentário:
Postar um comentário